RECURSOS DE PROFESSORES PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES(2164)Resumo
RESUMO
O artigo traz uma pesquisa de Iniciação Científica que objetivou mapear recursos utilizados por professores de escolas do campo para ensinar conteúdos estatísticos, e suas formas de utilização. Para tanto, fundamenta-se na Educação Estatística, na Educação do Campo e na Abordagem Documental do Didático para classificar os recursos em materiais e não-materiais. A pesquisa foi realizada com dezessete professores de seis escolas do campo sediadas em três municípios do Agreste Pernambucano que responderam a uma entrevista semiestruturada. Entre os recursos materiais, eles citaram: livros didáticos, notícias da mídia e gráficos estatísticos e, principalmente, vídeos, aplicativos e plataformas digitais. A predominância dos recursos digitais pode estar relacionada ao fato de onze professores terem sido entrevistados durante a pandemia da Covid-19 quando as aulas eram remotas. Entre os não-materiais identificamos recursos como a linguagem, as pesquisas estatísticas e aspectos do cotidiano e das realidades dos alunos. Cinco professores evidenciaram a preocupação de modificar os recursos que dispunham, a exemplo de atividades de livros didáticos, para relacionar entre os conteúdos estatísticos às realidades de seus alunos camponeses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.