RECURSOS DE PROFESSORES PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES(2164)Resumo
O artigo traz uma pesquisa de Iniciação Científica que objetivou mapear recursos utilizados por professores de escolas do campo para ensinar conteúdos estatísticos, e suas formas de utilização. Para tanto, fundamenta-se na Educação Estatística, na Educação do Campo e na Abordagem Documental do Didático para classificar os recursos em materiais e não-materiais. A pesquisa foi realizada com dezessete professores de seis escolas do campo sediadas em três municípios do Agreste Pernambucano que responderam a uma entrevista semiestruturada. Entre os recursos materiais, eles citaram: livros didáticos, notícias da mídia e gráficos estatísticos e, principalmente, vídeos, aplicativos e plataformas digitais. A predominância dos recursos digitais pode estar relacionada ao fato de onze professores terem sido entrevistados durante a pandemia da Covid-19 quando as aulas eram remotas. Entre os não-materiais identificamos recursos como a linguagem, as pesquisas estatísticas e aspectos do cotidiano e das realidades dos alunos. Cinco professores evidenciaram a preocupação de modificar os recursos que dispunham, a exemplo de atividades de livros didáticos, para relacionar entre os conteúdos estatísticos às realidades de seus alunos camponeses.
PALAVRAS-CHAVE:Abordagem Documental do Didático. Educação do Campo. Educação Estatística. Recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.