Edições anteriores
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15 anos do EPEPE: Pernambuco e suas pesquisas educacionais
v. 38 n. 1 (2023)Iniciado em 2006, sob a coordenação de Maria Eliete Santiago e José Batista Neto, então Professores da UFPE, cedidos à Fundação Joaquim Nabuco e lotados na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes)/Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE), o Epepe nasce com a perspectiva de estimular a produção e difusão do conhecimento sobre a educação do Estado de Pernambuco, atendendo a estudantes e professores da graduação e pós-graduação, e, na sua expansão, à interiorização e ao alcance de pesquisadores de todo o país.
Maria Eliete Santiago é Pedagoga (UFPE/1971), Mestra em Educação (PUC/SP/1987) e Doutora em Ciências da Educação (Université René Descartes, Paris V, França/1994). Professora da UFPE, desde 1995. Junto com José Batista Neto, idealizou um evento que marcaria o Estado de Pernambuco em termos de socialização das produções acadêmicas na área educacional.
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Políticas Educacionais e Direitos em tempos de pandemia
v. 36 n. 2 (2021)O contexto da pandemia nos leva a refletir sobre as mudanças na educação em meio a essa crise global que possui repercussões diferenciadas na vida social. O dossiê tem por objetivo reunir pesquisas e estudos que tratem das transformações nas políticas educacionais de forma ampla - no trabalho docente, nas relações de ensino-aprendizagem, nas desigualdades – e de alternativas e lutas construídas por sujeitos coletivos (Ongs, movimentos sociais).
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Artigos (chamada regular)
v. 36 n. 1 (2021) -
Dossiê Áreas Protegidas e Inclusão Social
v. 35 n. 2 (2020)A proposta desse dossiê surge no processo de organização do IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (IX Sapis) e do IV Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (IV Elapis), organizados pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contando com importantes apoios e parcerias. Os eventos ocorreram no Recife-PE, no período de 11 a 14 de dezembro de 2019, e tiveram como tema central “Áreas Protegidas e Inclusão Social em Cenários de Mudanças”. São eventos acadêmicos relevantes que tratam da temática da proteção ambiental e da inclusão social no Brasil e na América Latina, abordando assuntos atuais e complexos, com abordagem interdisciplinar a partir de olhares de diferentes segmentos da sociedade.
Em ano adverso de pandemia entregamos esse dossiê temático sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social. Sem dúvida, trata-se de assunto de extrema relevância diante de um marco histórico tão importante e que demanda revisão no modo de vida que se impõe nas sociedades humanas. A pandemia tem explicitado os riscos advindos da forma pela qual nos relacionamos com a natureza não humana: desmatamento acentuado e destruição de ecossistemas para conversão em monocultura e pastos; confinamento e venda de animais silvestres; e modos de criação intensiva de animais para consumo humano, sem falar nos gases de feito estufa e as alterações nos padrões climáticos e na geração de resíduos, principalmente plásticos. É um alerta e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de fortalecermos movimentos sociais que defendam políticas ambientais e redução de desigualdades sociais, assentados em compromissos éticos, na compreensão das subjetividades ecológicas e na necessidade de deslocamento na forma de pensar a crise ambiental.