RECURSOS DE PROFESSORES PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Letícia Karina da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste
  • Iranete Maria da Silva Lima UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2164)

Resumo

O artigo traz uma pesquisa de Iniciação Científica que objetivou mapear recursos utilizados por professores de escolas do campo para ensinar conteúdos estatísticos, e suas formas de utilização. Para tanto, fundamenta-se na Educação Estatística, na Educação do Campo e na Abordagem Documental do Didático para classificar os recursos em materiais e não-materiais. A pesquisa foi realizada com dezessete professores de seis escolas do campo sediadas em três municípios do Agreste Pernambucano que responderam a uma entrevista semiestruturada. Entre os recursos materiais, eles citaram: livros didáticos, notícias da mídia e gráficos estatísticos e, principalmente, vídeos, aplicativos e plataformas digitais. A predominância dos recursos digitais pode estar relacionada ao fato de onze professores terem sido entrevistados durante a pandemia da Covid-19 quando as aulas eram remotas. Entre os não-materiais identificamos recursos como a linguagem, as pesquisas estatísticas e aspectos do cotidiano e das realidades dos alunos. Cinco professores evidenciaram a preocupação de modificar os recursos que dispunham, a exemplo de atividades de livros didáticos, para relacionar entre os conteúdos estatísticos às realidades de seus alunos camponeses.

PALAVRAS-CHAVE:Abordagem Documental do Didático. Educação do Campo. Educação Estatística. Recursos.

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Publicado

09/15/2023

Como Citar

Karina da Silva Santos, L., & Iranete Maria da Silva Lima. (2023). RECURSOS DE PROFESSORES PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO. Cadernos De Estudos Sociais, 38(1). https://doi.org/10.33148/CES(2164)

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)