FLASH DE EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A intenção de consolo entre pares

Autores

  • Emilia Juliana Correia do Nascimento Univeridade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0002-1159-2545
  • Patrícia Maria Uchôa Simões Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2481

Resumo

Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado e enquadra-se no campo interdisciplinar dos estudos sociais dos bebês. Objetiva analisar as interações entre bebês, em brincadeira livre, com foco em fenômenos empáticos. Embora sem consenso sobre o conceito de empatia nos estudos das infâncias, ela é considerada um construto multidimensional de componentes afetivos, cognitivos e sociais. Tiveram como participantes bebês de 1-2 anos, de um CMEI de Recife, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de videografias. Os dados foram analisados qualitativamente (análise microgenética). Encontramos situações de cuidado e conforto entre os bebês que ratificaram a proximidade ao universo empático. Concluímos que aprimorar o debate sobre os estudos dos bebês em creche requer exercer um olhar distante do adultocentrismo. O bebê precisa ser compreendido como sujeito social e a creche o lócus de desenvolvimento pleno e integrado. O apoio a iniciativas dos bebês e a organização dos espaços de desenvolvimento de autonomia devem ser considerados favorecendo as habilidades sociocomunicativas e o respeito às suas singularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Emilia Juliana Correia do Nascimento, Univeridade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Univeridade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Patrícia Maria Uchôa Simões, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora e mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Analista em CT Sênior da Fundação Joaquim Nabuco e docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE/FUNDAJ. 

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Correia do Nascimento, E. J., & Maria Uchôa Simões, P. (2025). FLASH DE EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A intenção de consolo entre pares. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2481

Edição

Secção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional