FLASH DE EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A intenção de consolo entre pares

Autores/as

  • Emilia Juliana Correia do Nascimento Univeridade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0002-1159-2545
  • Patrícia Maria Uchôa Simões Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2481

Resumen

Este é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se enquadra no campo interdisciplinar dos estudos sociais infantis. O objetivo é analisar as interações entre bebês, em brincadeiras livres, com foco nos fenômenos empáticos. Embora não haja consenso sobre o conceito de empatia nos estudos da infância, ele é considerado um construto multidimensional de componentes afetivos, cognitivos e sociais. Os participantes foram lactentes de 1 a 2 anos de idade, de um CMEI de Recife, onde a coleta de dados foi realizada por meio de videografia. Os dados foram analisados qualitativamente (análise microgenética). Encontramos situações de cuidado e conforto entre os bebês que confirmaram sua proximidade com o universo empático. Concluímos que melhorar o debate sobre os estudos sobre bebês em creches requer a adoção de uma visão distante do adultocentrismo. O bebê precisa ser entendido como sujeito social e o berçário como o lugar de seu desenvolvimento pleno e integral. Deve-se considerar o apoio às iniciativas dos bebês e a organização de espaços para o desenvolvimento de sua autonomia, a fim de promover habilidades sociocomunicativas e respeitar sua singularidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emilia Juliana Correia do Nascimento, Univeridade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Univeridade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Patrícia Maria Uchôa Simões, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora e mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Analista em CT Sênior da Fundação Joaquim Nabuco e docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE/FUNDAJ. 

Publicado

2025-09-15

Cómo citar

Correia do Nascimento, E. J., & Maria Uchôa Simões, P. (2025). FLASH DE EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A intenção de consolo entre pares. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2481

Número

Sección

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional