RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Karoline Pereira Branco UNIFAL-MG
  • Ana Carolina Guerra UNIFAL-MG
  • Eric Batista Ferreira UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.33148/CESV38n2(2023)2074

Resumo

Este trabalho teve como objetivo pesquisar a propensão de um grupo de docentes universitários de uma instituição federal de ensino a desenvolverem a síndrome de burnout, bem como objetivou procurar fatores associados à satisfação/insatisfação no trabalho e questões sociodemográficas que influenciam sua ocorrência. Para isso, foram disponibilizados questionários para o levantamento de variáveis sociodemográficas, o questionário S20/23 para avaliar a satisfação no trabalho e o questionário MBI que avaliou a magnitude das dimensões da síndrome de burnout nos docentes.  Os resultados foram obtidos por meio da análise de estatísticas descritivas e análise de regressão linear múltipla pelo método MQO. Verificou-se que os profissionais analisados têm baixas chances de desenvolver a síndrome, visto que apresentaram baixos níveis de despersonalização e altos níveis de realização profissional. Entretanto, a pesquisa apontou para níveis preocupantes de Exaustão Emocional. Por fim, embora de não tenham sido encontrados preditores significativamente estatísticos para a ocorrência da exaustão emocional nos docentes, verificou-se que os níveis de satisfação intrínseca no trabalho tem influência nos valores observados de despersonalização e de realização profissional, bem como as variáveis sexo, estado civil e cor da pele também impactam nos níveis deste último.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pereira Branco, K., Carolina Guerra, A. ., & Batista Ferreira, E. (2023). RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS. Cadernos De Estudos Sociais, 38(2). https://doi.org/10.33148/CESV38n2(2023)2074

Edição

Secção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)