RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.33148/CESV38n2(2023)2074Resumo
Este trabalho teve como objetivo pesquisar a propensão de um grupo de docentes universitários de uma instituição federal de ensino a desenvolverem a síndrome de burnout, bem como objetivou procurar fatores associados à satisfação/insatisfação no trabalho e questões sociodemográficas que influenciam sua ocorrência. Para isso, foram disponibilizados questionários para o levantamento de variáveis sociodemográficas, o questionário S20/23 para avaliar a satisfação no trabalho e o questionário MBI que avaliou a magnitude das dimensões da síndrome de burnout nos docentes. Os resultados foram obtidos por meio da análise de estatísticas descritivas e análise de regressão linear múltipla pelo método MQO. Verificou-se que os profissionais analisados têm baixas chances de desenvolver a síndrome, visto que apresentaram baixos níveis de despersonalização e altos níveis de realização profissional. Entretanto, a pesquisa apontou para níveis preocupantes de Exaustão Emocional. Por fim, embora de não tenham sido encontrados preditores significativamente estatísticos para a ocorrência da exaustão emocional nos docentes, verificou-se que os níveis de satisfação intrínseca no trabalho tem influência nos valores observados de despersonalização e de realização profissional, bem como as variáveis sexo, estado civil e cor da pele também impactam nos níveis deste último.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.