EU VOU CONTAR ATÉ TRÊS
Uma análise da relação adulto-criança e o respeito à brincadeira em uma escola de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2489Resumo
Este trabalho analisa como, na educação infantil, a brincadeira e as interações são cruciais para o desenvolvimento pleno da criança, conforme o que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. No contexto de um estudo qualitativo, realizado em uma escola pública no interior de Pernambuco, foram observadas práticas que, ao invés de promoverem o protagonismo das crianças, serviam para reforçar as relações hierárquicas no ato de disciplinar. Inferimos que essa abordagem limita as crianças, ao não respeitar suas especificidades e direitos, restringindo seu desenvolvimento relacional. Os resultados demonstram a necessidade de uma prática docente que valorize a brincadeira e as potencialidades infantis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.