EU VOU CONTAR ATÉ TRÊS

Uma análise da relação adulto-criança e o respeito à brincadeira em uma escola de educação infantil

Autores

  • Catarina Carneiro Gonçalves Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0003-2508-2762
  • Juliana Seabra Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0009-0009-8053-6924
  • Caroline Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Jamyle Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2489

Resumo

Este trabalho analisa como, na educação infantil, a brincadeira e as interações são cruciais para o desenvolvimento pleno da criança, conforme o que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. No contexto de um estudo qualitativo, realizado em uma escola pública no interior de Pernambuco, foram observadas práticas que, ao invés de promoverem o protagonismo das crianças, serviam para reforçar as relações hierárquicas no ato de disciplinar. Inferimos que essa abordagem limita as crianças, ao não respeitar suas especificidades e direitos, restringindo seu desenvolvimento relacional. Os resultados demonstram a necessidade de uma prática docente que valorize a brincadeira e as potencialidades infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Carneiro Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Ensino e Currículo na área de Educação Infantil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas e Extensão em Violência Escolar (NEPEVE).

Juliana Seabra , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Caroline Silva , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Jamyle Gomes , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

09/15/2025

Como Citar

Carneiro Gonçalves, C., Cavalcanti Seabra de Albuquerque, J. C. S. de A., Elizabete Cavalcanti Silva, C., & Patricio Silva Gomes, J. (2025). EU VOU CONTAR ATÉ TRÊS: Uma análise da relação adulto-criança e o respeito à brincadeira em uma escola de educação infantil. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2489

Edição

Seção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional