Innovación en el sector del cuidado personal, perfumería y cosmética

estudio del caso Natura

Autores/as

  • Priscila Balloussier INPI
  • Pablo Regalado
  • Marcela Mariana Ribeiro
  • Matheus Teles
  • Sergio Medeiros Paulino de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPICOv47n1(2023)art7

Resumen

Este estudio tiene como objetivo evidenciar el destaque del mercado de Higiene Personal, Perfumería y Cosméticos (HPPC) en Brasil, que ocupa una de las primeras posiciones, tanto como uno de los mayores consumidores, como también grande exportador de estos productos, además de ser unos de los países que mas lanza nuevos productos anualmente. En este trabajo, resaltamos la importancia de la innovación y de la sustentabilidad en el sector, cuyos investimientos son esenciales para que una empresa se destaque en este segmento. Para ilustrar, fue realizado un estudio de caso con una empresa nacional de grande importancia en el sector, mostrando como su investimento en innovación es crucial para posicionarse en el mercado, habiendo sido Natura la compañia escogida.

Palabras clave: Innovación. Sustentabilidad. Higiene Personal. Perfumería. Cosméticos. Natura

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Balloussier, INPI

DOUTORANDA em PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO pela Academia da Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); MESTRE em PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO pela Academia da Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) (2011); Pós-graduada em PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2005); Graduada em COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2002); Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2001). Servidora pública federal, ocupando o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na função de Coordenadora de Gestão do Conhecimento, Instrução Processual Judicial e Relacionamento com o Usuário (COGIR), coordenação pertencente à Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas (DIRMA) do instituto, além de gerir a Comissão de marcas de Alto Renome da DIRMA.

Pablo Regalado

Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (ISEG/UTL), Doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI) e Chefe da Divisão de Exame de Indicações Geográficas e Marcas (INPI).

Marcela Mariana Ribeiro

Farmacêutica, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFINIT) e Doutoranda em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI).

Matheus Teles

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) e Doutorando - Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ACAD) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Sergio Medeiros Paulino de Carvalho

Doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp), Especialista Sênior em PI e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovacao do Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI.

Publicado

2023-07-10

Cómo citar

Balloussier, P., Regalado, P. ., Ribeiro, M. M., Teles, M., & Medeiros Paulino de Carvalho, S. (2023). Innovación en el sector del cuidado personal, perfumería y cosmética: estudio del caso Natura. Ciência & Trópico, 47(1). https://doi.org/10.33148/CETROPICOv47n1(2023)art7