Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Revista Ciência & Trópico aceita artigos de mestres e doutores. Mestrandos podem se inscrever em coautoria com um doutor.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Os endereços dos sites (URLs) para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento 1,5; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos para Revistas científicas.
  • Os artigos submetidos passarão pela avaliação por pares às cegas. Os avaliadores são profissionais das áreas específicas e podem ser de dentro ou de fora da instituição, a depender da disponibilidade e expertise de cada um.
  • Todos os metadados dos autores estão preenchidos corretamente, com Autoria, filiação, e-mail e ORCID.
  • Feita a submissão, o artigo passará pela avaliação por pares às cegas, de que resultará a sugestão do avaliador para o editor, podendo ser:

    a) aceito (O artigo passará para a edição e diagramação para ser publicado em seguida)

    b) Revisões requeridas (o artigo precisa de revisões pontuais, sejam estruturais, gramaticais ou de conteúdos. Feitas as revisões, o artigo segue para a edição e diagramação para posterior publicação).

    c) Submeter a nova (O artigo precisa ser melhorado para se enquadrar nas especificidades e requisitos da revista. Após os ajustes, o artigo passará novamente pela avaliação pelos pares às cegas).

    d) Rejeitar (O artigo não atende às expectativas e/ou requisitos da revista e, portanto, não poderá ser incluído na edição).

     

    Em caso de aceitação, o artigo passará pela edição, diagramação e, em seguida, será publicado de acordo com cada número no fluxo.

  • O tempo médio entre a submissão e a publicação é de 120 dias, tendo em vista que trata-se de uma revista semestral.
  • Máximo de 4 autores por artigo.

Diretrizes para Autores

Atenção: Os artigos só serão avaliados se o formato do documento estiver de acordo com o estabelecido pela Revista.
 
As diretrizes de avaliação são balizadas pelos parâmetros básicos esperados em textos de natureza científica:
 
No link a seguir, segue um artigo formatado para servir de base: PDF com formatação do texto
 

 

ARTIGOS

Política padrão de seção

DOSSIÊ

Editoras/es especiais para temática especial dentro da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.