Edições anteriores

  • Alfredo Volpi/ Litogravura S/ data (Acervo da Fundaj)

    v. 45 n. 1 (2021)

    A contribuição da Revista Ciência & Trópico como periódico semestral desde que substituiu o Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, pela Resolução 267 de outubro de 1972, tem sido multidisciplinar, contando com artigos internacionais, tendo em vista a parceria dos seus profissionais com diversas instituições de ensino e pesquisa da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina. Vale salientar que o projeto de nº 2960 de 1961 da Câmara dos Deputados previu, em suas disposições gerais e transitórias, que o antigo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais deveria contar com uma revista científica para publicações de pesquisadores da Instituição ou estrangeiros.

    Ao concluir mais um número (v. 45, n. 1 - 2021), resultado de fluxo contínuo, além de cumprir uma missão institucional, estamos ampliando horizontes temáticos, fortalecendo debates de todos os matizes e garantindo a liberdade de expressão de todos os que submetem seus artigos à apreciação dos inúmeros pareceristas que compõem o corpo da Revista.

    Na qualidade de Editora-chefe e pesquisadora da Fundaj, agradeço o trabalho do Editor assistente, Luis Henrique Lopes, aos colegas da Iconografia, em nome de Albertina Malta, que está sempre pronta a promover o acervo artístico da Fundaj, à Editora Massangana e a todos que compartilham ideias, cores e a força do compromisso de seguir adiante.

    Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura
    Editora-chefe

  • v. 41 n. 2 (2017)

    É com satisfação que a Revista Ciência & Trópico, em parceria com o Centre d'Etudes Spatiales de la BIOsphère (CESBIO) Tolouse/França, publica esta edição com o tema voltado para a Desertificação. O debate apresentado pelos autores ilustra a importância de estratégias para a caracterização e monitoramento das áreas desertificadas.

    Por meio desta edição, a Ciência&Trópico, com quase meio século de atividade, reafirma seu caráter internacional e interdisciplinar.

    Agradeço a toda a equipe da Editora Massangana, aos editores convidados, Dr. Richard Escadafal e Dr. Neison Freire, ao assistente editorial Luis Henrique e a todos os autores.

    O número corresponde ao segundo semestre de 2017 e, portanto, a Revista se mantém atualizada.

     

    Atenciosamente,

    Alexandrina Sobreira de Moura
    Editora-chefe

  • v. 40 n. 2 (2016)

    Desenvolvimento Humano na América Latina e no Caribe

    Desarrollo Humano en America Latina y Caribe

1-25 de 90