Quiz da Trilha Ambiental
O Jogo como metodologia ativa de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art6Resumo
O trabalho descreve o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro sobre educação ambiental, que incentiva a utilização de metodologias ativas pelo professor, através dos jogos que envolvam o lúdico e a aprendizagem; despertando nos alunos o interesse e a satisfação de participar, jogando e aprendendo. O foco da pesquisa é a aplicação do jogo intitulado: “Quiz da Trilha Ambiental” para alunos do Ensino Fundamental de uma escola no Recife-PE.O estudo procura ressaltar que, através do lúdico associado ao processo de ensino e aprendizagem, os estudantes possam reproduzir essa consciência, por meio de mudanças para hábitos sustentáveis, respeitando o meio ambiente, graças aos conhecimentos adquiridos do jogo. Os resultados da aplicação do produto demonstraram que os educandos têm dificuldades na aprendizagem de educação ambiental, o que significa que esta precisa ser mais trabalhada de forma transversal nas aulas. O produto “jogo” teve um alto grau de aceitação e satisfação entre os educandos.
Palavras-chave: Consciência Ambiental. Desenvolvimento cognitivo. Educação ambiental. Ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 David de Carvalho Barbalho, Fany Pereira de Araújo Soares, Bruno Severo Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.