Inovação no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

estudo do caso Natura

Autores

  • Priscila Balloussier INPI
  • Pablo Regalado
  • Marcela Mariana Ribeiro
  • Matheus Teles
  • Sergio Medeiros Paulino de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPICOv47n1(2023)art7

Resumo

Este estudo tem como objetivo evidenciar o destaque do mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no Brasil, que ocupa uma das primeiras posições, tanto como um dos maiores consumidores, como também grande exportador desses produtos, além de ser um dos países que mais lança novos produtos anualmente. O presente trabalho irá também ressaltar a importância da inovação no setor, cujos investimentos são essenciais para que uma empresa se destaque neste segmento. Para ilustrar, faremos um estudo de caso com uma empresa nacional de grande importância no setor, mostrando como o seu investimento em inovação é crucial para se posicionar no mercado, tendo sido a Natura a companhia escolhida.

Palavras-chave: Inovação. Sustentabilidade. Higiene Pessoal. Perfumaria. Cosméticos. Natura.  

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Biografia do Autor

Priscila Balloussier, INPI

DOUTORANDA em PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO pela Academia da Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); MESTRE em PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO pela Academia da Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) (2011); Pós-graduada em PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2005); Graduada em COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2002); Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2001). Servidora pública federal, ocupando o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na função de Coordenadora de Gestão do Conhecimento, Instrução Processual Judicial e Relacionamento com o Usuário (COGIR), coordenação pertencente à Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas (DIRMA) do instituto, além de gerir a Comissão de marcas de Alto Renome da DIRMA.

Pablo Regalado

Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (ISEG/UTL), Doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI) e Chefe da Divisão de Exame de Indicações Geográficas e Marcas (INPI).

Marcela Mariana Ribeiro

Farmacêutica, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFINIT) e Doutoranda em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI).

Matheus Teles

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) e Doutorando - Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ACAD) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Sergio Medeiros Paulino de Carvalho

Doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp), Especialista Sênior em PI e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovacao do Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Balloussier, P., Regalado, P. ., Ribeiro, M. M., Teles, M., & Medeiros Paulino de Carvalho, S. (2023). Inovação no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: estudo do caso Natura. Ciência & Trópico, 47(1). https://doi.org/10.33148/CETROPICOv47n1(2023)art7