Lutas feministas e enfrentamento às desigualdades e às violências sofridas pelas mulheres no Brasil

Autores

  • Aparecida da Silva Xavier Barros Universidade Federal de Pernambuco
  • Thelma Panerai Alves Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov46n1(2022)art6

Resumo

O artigo apresenta uma discussão teórica sobre a importância do feminismo como força política fundamental na busca por igualdade nas relações de gênero e no enfrentamento às violências sofridas pelas mulheres no cenário brasileiro atual. Para isso, inicialmente, tomamos como horizonte a importância das lutas feministas para discutir a questão do suposto fim do feminismo e sua reconfiguração. Na sequência, trazemos um breve histórico das ondas feministas, destacando seus objetos de estudo e reivindicações. Nesse debate, também procuramos dar visibilidade à questão da violação dos direitos das mulheres, visto que são a maioria das pessoas que sofrem violência de gênero em nosso país. Por fim, observamos que, em um momento de retrocesso político no qual muitas conquistas sociais no campo da afirmação dos direitos das mulheres estão sob ameaça, a relevância deste debate está relacionada à problematização de alguns aspectos da luta das mulheres para efetivação e manutenção de direitos.

Palavras-chave: Feminismo. Ondas feministas. Direitos das mulheres. Justiça social. Violência de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida da Silva Xavier Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC)/ Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC)/ Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

da Silva Xavier Barros, A., & Panerai Alves, T. . (2022). Lutas feministas e enfrentamento às desigualdades e às violências sofridas pelas mulheres no Brasil. Ciência & Trópico, 46(1). https://doi.org/10.33148/cetropicov46n1(2022)art6

Edição

Seção

ARTIGOS