De Gordas a Plus Size: uma análise do discurso dos blogs de moda especializada
Palavras-chave:
Moda plus size. Consumo. Blogs de moda. Identidade. Pós-moderrnidadeResumo
Ao longo do século XX, o corpo passou por transformações profundas, a ponto de se tornar o centro de nosso cotidiano. Saúde perfeita, aparência jovial e beleza em acordo com os padrões passaram a ser desejo e objetos de consumo, oferecidos por clínicas médicas e anunciados em capas de revista. É no corpo que se reúnem discursos dos mais diversos – saúde, alimentação, atividade física, moda, beleza, juventude, envelhecimento e gênero, entre tantos outros. Se por um lado a pressão pelo corpo ideal é alimentada pela sociedade de consumo, por outro é visível que algo vem mudando, como uma espécie de reação, no que diz respeito às pessoas acima do peso. A reformulação no conceito de tamanhos grandes, o que incluiu tratá-lo por um novo nome: plus size. Ser uma mulher plus size não é apenas estar acima do peso, o termo envolve o discurso recheado de atributos de autoafirmação como vaidade, sensualidade, alegria e orgulho de suas próprias formas. Trata-se, portanto, de uma busca pela identidade. Pretende-se analisar o discurso presente nos blogs de moda plus size a fim de refletirmos sobre que identidade está em formação. Quais discursos estão sendo criados? Como o interesse econômico cria novos modelos de beleza?
Downloads
Referências
BAUMAN. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CASTRO, A. L. Culto ao corpo e sociedade – mídia, estilos de vida e cultura de consumo. São Paulo: Annablume, 2007.
FISCHLER, C. Obeso benigno, obeso maligno. In: SANT’ANNA, D. B. Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p. 69-80.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro:DP&A Editora, 2006
LIPOVETSKY, G. A moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
_____. A terceira mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
NOVAES, J.V. Com que corpo eu vou? Sociabilidade e usos do corpo nas mulheres das camadas altas e populares. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Pallas, 2010.
RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANT’ANNA, D. B. Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.