De Gordas a Plus Size: uma análise do discurso dos blogs de moda especializada
Palabras clave:
Moda plus size. Consumo. Blogs de moda. Identidade. Pós-moderrnidadeResumen
Ao longo do século XX, o corpo passou por transformações profundas, a ponto de se tornar o centro de nosso cotidiano. Saúde perfeita, aparência jovial e beleza em acordo com os padrões passaram a ser desejo e objetos de consumo, oferecidos por clínicas médicas e anunciados em capas de revista. É no corpo que se reúnem discursos dos mais diversos – saúde, alimentação, atividade física, moda, beleza, juventude, envelhecimento e gênero, entre tantos outros. Se por um lado a pressão pelo corpo ideal é alimentada pela sociedade de consumo, por outro é visível que algo vem mudando, como uma espécie de reação, no que diz respeito às pessoas acima do peso. A reformulação no conceito de tamanhos grandes, o que incluiu tratá-lo por um novo nome: plus size. Ser uma mulher plus size não é apenas estar acima do peso, o termo envolve o discurso recheado de atributos de autoafirmação como vaidade, sensualidade, alegria e orgulho de suas próprias formas. Trata-se, portanto, de uma busca pela identidade. Pretende-se analisar o discurso presente nos blogs de moda plus size a fim de refletirmos sobre que identidade está em formação. Quais discursos estão sendo criados? Como o interesse econômico cria novos modelos de beleza?
Descargas
Citas
BAUMAN. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CASTRO, A. L. Culto ao corpo e sociedade – mídia, estilos de vida e cultura de consumo. São Paulo: Annablume, 2007.
FISCHLER, C. Obeso benigno, obeso maligno. In: SANT’ANNA, D. B. Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p. 69-80.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro:DP&A Editora, 2006
LIPOVETSKY, G. A moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
_____. A terceira mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
NOVAES, J.V. Com que corpo eu vou? Sociabilidade e usos do corpo nas mulheres das camadas altas e populares. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Pallas, 2010.
RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANT’ANNA, D. B. Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Cadernos de Estudos Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.