DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AS MINI-HISTÓRIAS
O que as pesquisas falam sobre elas?
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2482Resumo
Este artigo tem como intuito realizar uma revisão bibliográfica acerca das publicações acadêmicas que discorrem sobre a documentação pedagógica e as mini-histórias como instrumentos avaliativos da educação infantil. Neste sentido, surge a questão: existem produções acadêmicas que contemplem a temática da documentação pedagógica e mini-histórias nos periódicos brasileiros? Como as mini-histórias estão inseridas no cenário científico de pesquisas com e sobre crianças? Com o intuito de responder essas perguntas buscamos por estudos científicos no últimos 10 anos considerando no universo acadêmico se as mini-histórias são percebidas como importante instrumento na documentação pedagógica. A escolha dos últimos dez anos, deu-se por ponderarmos os anos de isolamento social devido a Pandemia da COVID-19, como fator que possa fragilizar o número de produções acadêmicas acerca da temática, visto que, as crianças tiveram seus processos interacionais impactados e os educadores acompanharam seus estudantes de modo peculiar em relação aos anos anteriores. Neste sentido, entendemos que a documentação pedagógica e as mini-histórias, quando utilizadas de maneira integrada, enriquecem a prática pedagógica ao permitir que o educador perceba o processo de aprendizagem das crianças. Com isso, haver conteúdos que discorram sobre esta ideia oferece uma contribuição significativa para as infâncias e consequentemente para futuras pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.