POR UMA CRÍTICA EPISTEMOLÓGICA DESCOLONIAL

REFLEXÕES SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO

Autores

  • Beatriz Giugliani UFBA

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2128)

Resumo

A proposta desse artigo é refletir, a partir de um contexto escolar determinado, a descolonização dos currículos para além da dialética, apoiados na convicção de que as abordagens dialéticas são descabidas às condições de opressão, tanto no sentido moral e político quanto no sentido da descolonialidade e o direito à história - para além da narrativa eurocêntrica que contesta a compreensão exclusiva e imperial do conhecimento. A forma de admitir o saber é o resultado de um modelo cartesiano que cinde o mundo entre o sujeito que sabe e o objeto a ser estudado, o que não é aceitável a partir da epistemologia crítica ou emancipatória, uma vez que é somente de uma perspectiva particular que seria possível produzir uma visão interpretativa que faça sentido, que enfrente a totalização e promova uma discussão que visibilize as causas do não diálogo, e que considere as assimetrias de poder vigentes.  Acreditamos que ao revelar o ponto de vista dos nossos interlocutores estamos evidenciando o fortalecimento da capacidade crítica dos agentes através de meios reflexivos, na medida em que buscamos examinar os limites do relativismo etnográfico e seu potencial crítico entre a pesquisa ativista e a crítica cultural.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Giugliani, B. (2022). POR UMA CRÍTICA EPISTEMOLÓGICA DESCOLONIAL: REFLEXÕES SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO. Cadernos De Estudos Sociais, 37(2). https://doi.org/10.33148/CES(2128)

Edição

Secção

Dossiê: Desigualdades étnico-raciais, de gênero e regionais na educação