PANDEMIA DA COVID-19 COMO HOLOFOTE PARA PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PERSPECTIVA DE EDUCADORAS DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE RECIFE

Autores

  • EMILIA JULIANA CORREIA DO NASCIMENTO UFRPE
  • DÉBORA DA ROCHA CORDEIRO ALVES PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)2020

Resumo

O setor educacional foi fortemente impactado pela pandemia do covid-19. Para além dos retrocessos nas políticas públicas do atual governo que desvalorizam a educação e seus profissionais, no contexto pandêmico, as desigualdades sociais se tornaram ainda mais evidentes. A Educação Infantil, que vem buscando, há décadas, se consolidar enquanto modalidade com especificidades próprias, tem seu currículo brutalmente ameaçado pela proposta de trabalho remoto que coloca em cheque as interações e brincadeiras que estão no cerne da prática pedagógica. O artigo propõe relatar a experiência vivenciada em um centro municipal de educação infantil, ao mesmo tempo que reflete sobre tensões que perpassam a prática docente. Apoiadas em autores como  Batthyány (2020), Campos (2020), Corsaro (2011), Maudonnet (2019), Morin (2000) entre outros, o debate  evoca o  ato político  (FREIRE, 1993) para ouvir as vozes das crianças mesmo num contexto pandêmico e em direção ao contraditório, lutar pelo respeito à infância na sua integralidade.

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Biografia Autor

DÉBORA DA ROCHA CORDEIRO ALVES, PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora da Prefeitura da Cidade do Recife. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Frassinet do Recife - FAFIRE (2011).

Publicado

2022-06-15

Como Citar

CORREIA DO NASCIMENTO, E. J., & DA ROCHA CORDEIRO ALVES, D. . (2022). PANDEMIA DA COVID-19 COMO HOLOFOTE PARA PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA DE EDUCADORAS DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE RECIFE. Cadernos De Estudos Sociais, 36(2). https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)2020

Edição

Secção

Políticas Educacionais e direitos em tempos de pandemia