CONTRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS PARA O ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Um olhar sobre dissertações e teses
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2485Resumo
Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) existentes nas instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) configuram-se como oportunos espaços para a construção da educação antirracista e, consequentemente, para a superação do atraso colonial imposto pela escravidão. Esses núcleos carregam em suas possibilidades de atuação um papel transformador no bojo das implementações de ações afirmativas e das questões identitárias e étnico-raciais. Nesse cenário, consideramos as conexões entre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e as Leis nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008. Neste artigo, temos como objetivo refletir, através da análise de dissertações e teses, sobre como os NEABI contribuem para o antirracismo no contexto da EPT. No que concerne à metodologia, o estudo assume o veio qualitativo, do tipo exploratório e bibliográfico. Conclui-se que os NEABI são espaços comprometidos com o desenvolvimento de práticas educativas antirracistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.