REDE DE MULHERES NEGRAS DE PERNAMBUCO
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTRIBUEM NO COMBATE AO RACISMO E NO PROTAGONISMO FEMININO NEGRO
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES(2159)Resumo
O presente artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, realizado no contexto do curso de Pedagogia do Centro Universitário FACOL (UNIFACOL), com o seguinte objetivo geral: compreender como as práticas educativas desenvolvidas pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco contribuem no combate ao racismo e no empoderamento feminino negra. Essa pesquisa de abordagem qualitativa visou pesquisar junto as colaboradoras da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco da cidade de Vitória de Santo Antão-PE. No que permeia os instrumentos de coleta de dados, utilizamos entrevista semiestruturada (GIL, 1999) e a partir dos achados nos discursos realizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A partir das análises destacamos os seguintes núcleos de sentido: I) Práticas educativas para além da escola; II) Conscientização e Empoderamento; III) Valorização da identidade; IV) Pedagogia como ferramenta de transformação social. Nesta direção, destacamos que a Rede de Mulheres Negras se configura enquanto um espaço-tempo de promoção de práticas educativas que contribuem no processo do combate ao racismo e no fomento ao protagonismo das mulheres negras pernambucanas, ao reconhecer as mulheres autoras de suas práticas, lutas e histórias.
PALAVRAS-CHAVE: Rede de Mulheres Negras. Pernambuco. Prática Educativa. Combate ao Racismo. Protagonismo feminino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.