REDE DE MULHERES NEGRAS DE PERNAMBUCO

REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTRIBUEM NO COMBATE AO RACISMO E NO PROTAGONISMO FEMININO NEGRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2159)

Resumo

O presente artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, realizado no contexto do curso de Pedagogia do Centro Universitário FACOL (UNIFACOL), com o seguinte objetivo geral: compreender como as práticas educativas desenvolvidas pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco contribuem no combate ao racismo e no empoderamento feminino negra. Essa pesquisa de abordagem qualitativa visou pesquisar junto as colaboradoras da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco da cidade de Vitória de Santo Antão-PE. No que permeia os instrumentos de coleta de dados, utilizamos entrevista semiestruturada (GIL, 1999) e a partir dos achados nos discursos realizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A partir das análises destacamos os seguintes núcleos de sentido: I) Práticas educativas para além da escola; II) Conscientização e Empoderamento; III) Valorização da identidade; IV) Pedagogia como ferramenta de transformação social. Nesta direção, destacamos que a Rede de Mulheres Negras se configura enquanto um espaço-tempo de promoção de práticas educativas que contribuem no processo do combate ao racismo e no fomento ao protagonismo das mulheres negras pernambucanas, ao reconhecer as mulheres autoras de suas práticas, lutas e histórias.

PALAVRAS-CHAVE: Rede de Mulheres Negras. Pernambuco. Prática Educativa. Combate ao Racismo. Protagonismo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Silva, UFPE

Doutorando em Educação Contemporânea, PPGEduC-UFPE/CAA. Mestre em Educação Contemporânea, PPGEduC-UFPE/CAA (2021). Especialista em Ensino de Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas/ Universidade de Pernambuco- UPE(2018). Especialista em Educação Especial- Faculdade Futura (2018). Especialista em Libras- Faculdade Futura (2018). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Hospitalar- FAVAPI (2017). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste UFPE/CAA (2016). Professor do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Facol- UNIFACOL. Professor da rede municipal de Vitória de Santo Antão-PE (atuando atualmente como Supervisor Escolar na Secretaria Municipal de Educação e Coordenador do Núcleo de Formação Continuada e Supervisão Escolar). Professor da rede municipal de Barra de Guabiraba-PE. Integrante do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade na Educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - (GPENAPE) e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC/UFPE). Possui interesse/experiência nas áreas de: Formação Docente, Prática Pedagógica, Currículo, Educação do Campo, Multisseriação e Inclusão Social.

Downloads

Publicado

09/15/2023

Como Citar

Silva, I., & Alves da Silva , A. . (2023). REDE DE MULHERES NEGRAS DE PERNAMBUCO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTRIBUEM NO COMBATE AO RACISMO E NO PROTAGONISMO FEMININO NEGRO. Cadernos De Estudos Sociais, 38(1). https://doi.org/10.33148/CES(2159)

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)