A EFETIVAÇÃO DA LEI 12.244/2010 NAS ESCOLAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO - BRASIL

Autores/as

  • Liliane Rodrigues de Assis Assis UNINASSAU
  • ROSA CRISTINA CONCEIÇÃO UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)1993

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a biblioteca escolar e a lei 12.244/2010, assinalando a educação como sendo atividade fundamental e integrante do fazer bibliotecário. Portanto, propôs-se como objetivo geral, discutir a importância do reconhecimento da função educativa das Bibliotecas nas Escolas, visando contribuir para o bom aprendizado dos alunos. E, como objetivos específicos evidenciar o papel das Instituições na educação escolar e seus respectivos gestores, ressaltar a importância do (a) bibliotecário (a) junto aos educadores e também analisar a Lei 12.244/2010 e seu impacto nas Bibliotecas escolares. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Considerou-se, portanto, que esta lei aparece como um instrumento para que a biblioteca escolar possa de fato existir de forma quantitativa e qualitativa em nosso país, fazendo com que se respeite ainda a profissão dos bibliotecários, mas que a oferta de bibliotecários para as bibliotecas escolares precisa ser a de profissionais qualificados e competentes na sua própria aprendizagem ao longo da vida.

 

PALAVRAS-CHAVE: biblioteca escolar. Bibliotecário escolar. Gestor escolar. Competência informacional.  Educação. Lei 12.244/10.

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Publicado

2022-06-15

Cómo citar

Assis, L. R. de A., & CONCEIÇÃO, R. C. (2022). A EFETIVAÇÃO DA LEI 12.244/2010 NAS ESCOLAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO - BRASIL. Cadernos De Estudos Sociais, 36(2). https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)1993

Número

Sección

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)