PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS

PROFESSORAS E O ENFRENTAMENTO DO RACISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES

Autores

  • Eunice Pereira da Silva Universidad de Salamanca https://orcid.org/0000-0002-5191-3761
  • Janssen Felipe da Silva Professor Associado IV da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2155)

Resumo

Este artigo é proveniente de uma pesquisa de dissertação de mestrado concluída, que teve como objetivo compreender de que forma a participação em atividades desenvolvidas em grupo de pesquisa contribuem com as professoras no enfrentamento do racismo no cotidiano escolar. Para tanto, filiamo-nos à abordagem dos estudos pós-coloniais a partir dos conceitos de colonialismo/colonização, colonialidade (QUIJANO, 2007; MIGNOLO, 2005; GROSFOGUEL, 2007), que emergem das lutas dos movimentos sociais. Esta abordagem tem as culturas que sofreram e sofrem tentativas de silenciamento como objeto de estudo, analisando os enfrentamentos políticos e epistêmicos frente aos resquícios coloniais que violaram/violam e negaram/negam as diferenças dos povos, sejam elas físicas, epistêmicas, culturais ou geográficas. Em diálogo com o feminismo negro (GONZALES, 2011; LORDE, 2003; LUGONES, 2020), em aproximação dos pares conceituais colonialidade e interseccionalidade.

PALAVRAS-CHAVE: Racismo educacional. Prática docente. Estudos pós-coloniais. Feminismo negro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janssen Felipe da Silva, Professor Associado IV da Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogo pela FAFIRE (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela UFPE. Professor Associado do IV do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE nos Cursos de licenciatura em Pedagogia e Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; b) Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente GPEINFO; c) Formação de Professor e Profissionalização Docente. Coordena o Grupo de Estudo: Pós-Decoloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Foi (2015-2022) Editor Chefe da Revista Interritórios. Ex-Coordenador do Instituto de Estudos da América Latina - UFPE. Foi (2009-2022) Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) da UFPE . Orienta pesquisa com foco no Currículo, tratando da Educação das Relações Étnico-Raciais nos Territórios Campesinos, tendo como Abordagens Teórico-Metodológicas as Epistemologias do Sul, (em especial, os Estudos Pós-Coloniais, o Pensamento Decolonial) e a Teoria da Complexidade.

Downloads

Publicado

09/15/2023

Como Citar

Pereira da Silva, E., & Felipe da Silva, J. . (2023). PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS: PROFESSORAS E O ENFRENTAMENTO DO RACISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES. Cadernos De Estudos Sociais, 38(1). https://doi.org/10.33148/CES(2155)

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)