Preservação do Patrimônio Artístico:
o Acervo de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco
DOI:
https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2283Resumo
A videoarte surgiu a partir da década de 1960, trazendo consigo diversas discussões e rupturas em relação à visão de arte da época. Configura-se, desde seu surgimento, como uma das vertentes de arte contemporânea, tornando-se importante dentro do contexto artístico atual. Sua importância enquanto produção artística transfere igual relevância a todas as informações e acervos sobre sua historicidade e desenrolar ao longo do tempo. Tendo isso em vista, este artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição do Acervo de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco (Recife - PE) e sua pertinência enquanto promotor de arte e enquanto preservação do patrimônio artístico. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando notícias publicadas em jornais e documentos institucionais, em vista de organizar o maior número possível de informações sobre o acervo que configura-se como um dos maiores da América Latina.
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