DESNATURALIZAÇÃO DOS DESASTRES E MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA: Redes e Rodas

Autores/as

  • Simone Santos Oliveira Fundação Oswaldo Cruz
  • Sergio Luiz Dias Portella Fiocruz
  • Antenora Siqueira Universidade Federal Fluminense
  • Mario Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumen

O Seminário Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção de saber foi resultado de um conjunto de reflexões e ações que vêm sendo realizadas compartilhadamente entre academia, organizações e movimentos comunitários que identificam a necessidade de aprofundar, com a sociedade, a discussão em torno de um entendimento mais geral do que é desastre. Do seminário participaram especialistas e pesquisadores, que trabalham nessa direção e que demonstram que a vulnerabilidade socioambiental se ancora desde a dita descoberta das Américas em processos de assimetria e desqualificação de saberes. Os saberes dominantes não são comuns à população. A combinação entre poder e saber facilita o não-reconhecimento das necessidades dos cidadãos e portanto, a não resolução dessas necessidades de existência e vida. Durante o seminário, foram realizadas apresentações de experiências com objetivo de ampliar o debate e oferecer um espaço de troca. A geração de novos valores e cultura política é um desafio complexo do processo de tornar-se protagonista de sua história. O seminário fundamentalmente foi um encontro de redes, motivado pela compreensão de que a mobilização comunitária e um novo regime de saber devem emergir dessa ação em redes, desses encontros de encontros, dessa rede de redes.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Santos Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

Sergio Luiz Dias Portella, Fiocruz

Doutorando do Programa “Território, Riscos e Políticas Públicas”, oferecido pelas Universidades de Coimbra/Lisboa/Aveiro (PT). Assessor da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz e Integrante do Grupo de Pesquisa do Cepedes/Fiocruz.

Antenora Siqueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Engenharia Agrícola/Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o NESA-Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais da UFF.

Mario Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

PhD em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Publicado

2016-06-15

Cómo citar

Oliveira, S. S., Portella, S. L. D., Siqueira, A., & Freitas, M. (2016). DESNATURALIZAÇÃO DOS DESASTRES E MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA: Redes e Rodas. Ciência & Trópico, 40(1). Recuperado a partir de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1591

Número

Sección

ARTIGOS