China além do “Made in China”

O papel do Estado, contradições e desafios na era pós-reformas

Autores

  • Thiago Magalhães Borges UFPR

DOI:

https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i1.2356

Resumo

O artigo discute as transformações econômicas e sociais na China pós-reformas, com foco no papel do Estado. Partindo da provocação de que há uma visão distorcida do país, desafiada pelos avanços produtivos recentes, as mudanças institucionais promovidas pós-1978 são confrontadas com seus impactos sociais, possibilitando uma discussão sobre a habilidade estatal de articulação para confrontar as contradições internas geradas pelas reformas. Conclui-se que o Estado chinês manteve capacidade decisória após a abertura às forças de mercado. Nesse processo, expectativas e desequilíbrios se manifestam, ao passo que a capacidade de resposta estatal permite a continuidade do investimento e a manutenção de baixas taxas de desemprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Magalhães Borges, UFPR

Mestre em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (4P/ UFPR)

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Magalhães Borges, T. (2025). China além do “Made in China”: O papel do Estado, contradições e desafios na era pós-reformas. Ciência & Trópico, 49(1). https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i1.2356

Edição

Seção

ARTIGOS