Projeto de vida na formação de estudantes do ensino médio no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de documentos oficiais da rede estadual de ensino do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2253Resumo
As discussões sobre projeto de vida dos estudantes chegaram às escolas brasileiras em meados de 2012, por meio do programa de Educação em Tempo Integral, desde então, documentos oficiais vêm sugerindo às instituições escolares que contribuam com o esboço do projeto dos estudantes, buscando estabelecer uma conexão não somente dos seus anseios em relação ao seu futuro, mas também em relação a sua formação acadêmica. Assim, o presente estudo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca das orientações da BNCC no que tange ao projeto de vida dos jovens que estão cursando o Ensino Médio. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, cujo arcabouço de análise foi o documental. O projeto de vida, de acordo com o estudo, faz parte da metodologia de êxito nas instituições de ensino, visando a uma reflexão sobre o que cada educando quer para o seu futuro e o planejamento de ações para construí-lo, a partir de três pilares: o pessoal, o social e o profissional.
Palavras-chave: BNCC. Documentos Oficiais. Projeto de Vida. Ensino Médio.
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