Projeto de vida na formação de estudantes do ensino médio no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de documentos oficiais da rede estadual de ensino do Maranhão

Autores

  • Girlene Miranda Baima Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA
  • Manoel dos Santos Costa Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA https://orcid.org/0000-0002-8774-9633

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2253

Resumo

As discussões sobre projeto de vida dos estudantes chegaram às escolas brasileiras em meados de 2012, por meio do programa de Educação em Tempo Integral, desde então, documentos oficiais vêm sugerindo às instituições escolares que contribuam com o esboço do projeto dos estudantes, buscando estabelecer uma conexão não somente dos seus anseios em relação ao seu futuro, mas também em relação a sua formação acadêmica. Assim, o presente estudo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca das orientações da BNCC no que tange ao projeto de vida dos jovens que estão cursando o Ensino Médio. Para isso, realizamos uma pesquisa  bibliográfica de abordagem qualitativa, cujo arcabouço de análise foi o documental. O projeto de vida, de acordo com o estudo, faz parte da metodologia de êxito nas instituições de ensino, visando a uma reflexão sobre o que cada educando quer para o seu futuro e o planejamento de ações para construí-lo, a partir de três pilares: o pessoal, o social e o profissional.

Palavras-chave: BNCC. Documentos Oficiais. Projeto de Vida. Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Girlene Miranda Baima, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA

Mestre em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica. Atualmente é professora de Língua Portuguesa/ Literatura e Produção Textual do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE).

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Professor e Pesquisador do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB). 

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Miranda Baima, G., & dos Santos Costa, M. (2024). Projeto de vida na formação de estudantes do ensino médio no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de documentos oficiais da rede estadual de ensino do Maranhão. Ciência & Trópico, 48(1). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2253

Edição

Seção

ARTIGOS