A FRONTEIRA COMO ELEMENTO IDENTITÁRIO: O CASO DAS TERRITORIALIDADES TRANSFRONTEIRIÇAS DO IGUASSU E UMA POSSÍVEL IDENTIDADE TRANSFRONTEIRIÇA
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n1(2021)1919Resumo
A partir de entrevistas realizadas com pessoas que nasceram e moram na Territorialidade Transfronteiriça do Iguassu (TTI), este artigo procura desvelar elementos de uma identidade transfronteiriça, forjada a partir das vivências destes indivíduos nesta transfronteira. Com a utilização de entrevistas estruturadas e com o auxílio do software Iramuteq para definição das categorias de análise, procuramos estabelecer elementos em comum nos discursos dos indivíduos que vivem a fronteira e encontram nesse elemento territorial matéria-prima para apropriações identitárias. Dentre as características percebidas desta possível identidade transfronteiriça apresentamos os conceitos de: multipertencimento, o binômio liberdade-mobilidade, a adaptabilidade e flexibilidade, o estar-entre e o senso de universalismo. Todas estas características fazem parte da realidade destes indivíduos que tem que lidar diariamente com os desafios da fronteira e com os seus contornamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.