COMPREENDENDO A GESTÃO DOS PROGRAMAS INTERDISCIPLINARES PARA A TERCEIRA IDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS
Palavras-chave:
Terceira Idade, Educação Permanente, Gestão Universitária.Resumo
As “Universidades da Terceira Idade” surgiram na Europa na década de 70 e disseminaram-se pelo mundo. No Brasil, apesar do crescimento da população idosa, há poucos recursos destinados a tais programas. Este artigo objetiva descrever os processos de gestão de Programas Interdisciplinares para a Terceira Idade de universidades públicas de Florianópolis. Para tanto se estudou o caso do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina e o do Grupo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Estadual de Santa Catarina por meio de pesquisa documental e de entrevistas com seus dirigentes. Percebe-se que os programas analisados são inovações sociais, conhecem seu público, trazem um ambiente aberto e propício ao diálogo e buscam feedback para melhoria contínua de suas atividades. Entretanto, carecem de autonomia de recursos, o que limita o planejamento da gestão, e não têm participação no Planejamento Estratégico Universitário. Conclui-se que as universidades estudadas não têm políticas institucionais consolidadas voltadas à pessoa idosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.