Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
Resumo
O artigo trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Analisamos as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula/escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, destacando as categorias de tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano da sala de aula. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder/micropoder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos(as) e professores(as) que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência das manifestações de poder, positiva e negativamente, no curso de suas vidas pessoal e profissional. Palavras-chave: Prática pedagógica; Currículo; Cotidiano escolar. This paper deals with disciplinary power in the pedagogical relation in classroom's everyday life. It analyzes the pedagogical practices developed in the classroom/school in order to identify, in these practices, power relationships that generally intervene in student's school life. Considering the analysis and the foulcaultian studies, the article discusses disciplinary power, emphasizing the categories of time, space, and disciplinary movement in the everyday life of the classroom. The analysis of these practices and of the pedagogical relationship makes possible to understand that these elements are permeated with power/micropower that disciplines time, space, and teacher's as well as student’s movement even though they don't realize nor think about the interference of power manifestations, positively or negatively, in the course of their personal and professional lives. Keywords: Pedagogical practice; Curriculum; Daily school.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-10
Como Citar
Batista Neto, J., & Valones, N. (2011). Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar. Cadernos De Estudos Sociais, 20(1). Obtido de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1323
Edição
Secção
Artigos - número 2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.