Empresas brasileiras na sociedade do conhecimento: lições para o Brasil na área de capacitação

Autores

  • Reynaldo Rubem Ferreira Jr.
  • Abraham Benzaquen Sicsú

Resumo

A partir das pesquisas atuais sobre organização do trabalho, podem ser vislumbrados dois pólos no que tange às formas de gestão da força de trabalho: em um extremo, encontra-se o operário desqualificado de base taylorista e no outro, o trabalhador que tem a capacidade de combinar da melhor forma possível trabalho e conhecimento. O presente texto procura analisar esse quadro e suas tendências para o caso brasileiro. Ao se falar de mudanças paradigmáticas se está falando de tendências e não necessariamente de movimentos que modificarão repentinamente a matriz produtiva. Chama-se a atenção para a importância de um acompanhamento permanente dessas tendências da demanda no mercado de trabalho e da análise dos perfis de capacitação adequados. Considera-se que os esforços de capacitação atuais apresentam vieses que podem torná-los pouco eficazes, caso não se tenham claros tais movimentos. Como conclusão, este quadro leva à necessidade de definição de políticas públicas na área de capacitação de mão de obra, com premissas específicas, não ignorando, em alguns segmentos, um novo processo de “taylorização” da economia, onde há uma nítida separação entre os que produzem conhecimento e os que a utilizam e produzem bens e serviços. Mas, ao mesmo tempo, não se pode deixar de preparar as organizações nacionais para acompanhar tendências de mais longo prazo em que a gestão do conhecimento, e o trabalhador com autonomia responsável, aparecem como pilares básicos. Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento; Novos paradigmas; Processos do trabalho. According to current researches on organization of work, two poles must be considered concerning several ways of work force management: in one extreme, there is the unqualified “taylorist” worker; in the other hand, there exists the qualified one who has got capacity for wisely combining work and knowledge. This text analyses such a reality, and its tendencies in Brazilian case. With respect to paradigmatic changes, it refers to tendencies, but not necessarily to movements which may suddenly modify the productive matrix. It calls attention to valuableness of taking up these tendencies of market's demands. It concludes that this scenery requires clearer definition of public policies in the area of labor training of work-hand involving specific assumptions, without ignoring a new “taylorization” process of economics in some segments where there is a remarkable gap among those ones who produces knowledge as well as goods and services, and those ones who utilize them. But at the same time, recognizes that it should be fundamental to prepare national organisms in order to accompany long term tendencies to which knowledge management and the worker who possesses responsible autonomy are pillars. Key words: Society of Knowledge; New paradigms; Work Processes

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Publicado

2011-06-10

Como Citar

Ferreira Jr., R. R., & Sicsú, A. B. (2011). Empresas brasileiras na sociedade do conhecimento: lições para o Brasil na área de capacitação. Cadernos De Estudos Sociais, 19(2). Obtido de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1316

Edição

Secção

Artigos - número 2