Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990
Resumo
O texto analisa, através do estudo de planos de educação do Estado de Pernambuco na última década, as “interpelações democráticas” veiculadas por diversos programas, procurando situá-los no cenário político nacional. Deste modo, no início da redemocratização, o discurso participativo passou a integrar os planos educacionais. Vê-se, pois, como centralização, tecnoburocratismo, clientelismo e desarticulação institucional são temas apontados como entraves a uma política educacional que atente para as demandas de uma sociedade desigual. This article analyses the contents of educational state plans in Pernambuco in the last decade. It emphasizes the democratic claims stated by different programs which are placed in the political national context. Thus, at the beginning of the redemocratization the participative discourse became an integral part of educational plans. Therefore the analysis show how centralization, technobureaucratism, clientelism and institutional fragmentation are issues which block educational policies to answer social demand within an unequal society.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-01
Como Citar
Moura, A. S. de. (2011). Políticas públicas e educação: participação e cidadania nos planos estaduais de Pernambuco, 1980-1990. Cadernos De Estudos Sociais, 7(1). Obtido de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1094
Edição
Secção
Artigos - número 2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.