Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos deverão ter, no máximo, 6 autores e o primeiro deles deve ter, pelo menos, mestrado completo.

Instruções para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NA REVISTA CADERNO DE ESTUDOS SOCIAIS

A não observância das normas para publicação pelos autores ou ausência de relação direta com o campo interdisciplinar da revista podem resultar na recusa do artigo sem avaliação do trabalho, podendo o autor reapresentá-lo após a sua adequação.

A responsabilidade pela revisão inicial, referenciamento e formatação do texto original de acordo com estas normas é de inteira responsabilidade dos autores. A inobservância das regras de português que redundem na inelegibilidade do conteúdo do trabalho consiste num dos critérios de recusa para publicação.

Para garantir a integridade da avaliação cega por pares para submissões à revista, devem-se tomar algumas providências para que a autoria e a avaliação do texto não sejam reveladas. Para isso, autores, editores e avaliadores devem adotar as seguintes medidas:

1. Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo-os por "Autor" e o ano de publicação, em referências e ao longo de todo o trabalho, em vez de nomes de autores, título do artigo etc., que devem ser incluídos na área pertinente no item de submissões on line;

1.1 Os autores do documento devem anexar um outro arquivo, diferente do manuscrito principal, contendo a identificação, filiação institucional e número ORCID;

2. No editor de texto utilizado, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (normalmente no menu Arquivo > Propriedades). No caso do Microsoft Office, iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;

3. Em PDF, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal;

4. Para submissões originais, a revista prefere os formatos “doc”, "odt" ou “rtf”;

5. Em caso de coautoria, os nomes de todos os autores devem ser adicionados no momento da submissão. Caso alguns não estejam cadastrados na revista, é necessário que efetuem o cadastro para que possam ser notificados do processo de avaliação e incluídos como autores no caso de aceite e publicação do trabalho. É de inteira responsabilidade dos autores e coautores a inclusão dos seus nomes, com as respectivas titulações e vinculações institucionais, no sistema online da Cadernos de Estudos Sociais, devendo o autor responsável pela submissão responder legalmente no caso da não inclusão de todos os envolvidos na elaboração do texto.

 

As submissões devem seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para publicações em revista científica.

 

1. FORMATAÇÃO GERAL

Os textos devem ser apresentados em tamanho A4, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, e no programa Word for Windows, LibreOffice ou RTF, seguindo os critérios descritos a seguir. Devem ser escritos com espaçamento 1,5, fonte Times New Roman 12.  O texto deve estar justificado.

Requisitos de submissão: Originalidade; informações de autoria apagadas no ato de submissão para preservar o sigilo envolvido no ato de avaliação duplo-cego.

Número de Laudas e especificidades: 

Artigos: 17 a 22 laudas, SEM CONTAR ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS como capa, folha de rosto etc. Conta apenas TÍTULOS, RESUMOS, CORPO DO TEXTO E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Resenhas: devem ter de 6 a 10 laudas e seguirem as normas para referências bibliográficas e intertítulos.  As resenhas devem apresentar análise crítica de publicações recentes que tenham registro no sistema ISBN. O texto deve conter uma ficha técnica contendo os dados da publicação, ser precedido de um resumo em português, inglês e espanhol e de 3 (quatro) a 5 (cinco) palavras-chave nas três línguas. As palavras-chave devem ser separadas por vírgula, com a primeira letra minúscula. A resenha deve ter um título que seja diferente do livro resenhado. As citações e referências seguem as regras gerais. Além disso, a CES só aceita resenhas de trabalhos de até 10 anos atrás.

Entrevistas: devem ter o objetivo de expor a opinião do/a entrevistado/a e aprofundar o debate sobre a temática em questão. O texto deve conter uma breve apresentação do/a entrevistado/a, a relevância e as justificativas de propor a discussão do tema. As entrevistas devem ter entre 4 a 8 laudas, serem precedidas de um resumo em português, inglês e espanhol e de 3 (quatro) a 5 (cinco) palavras-chave nas três línguas. As palavras-chave devem ser separadas por vírgula, com a primeira letra minúscula.

Resumo: Obrigatório nas línguas da revista (português, inglês, espanhol). Colocado duas linhas abaixo do nome do autor, após o título (também traduzido), iniciar pelo título em caixa alta, estilo Times New Roman, corpo 11, espaço simples, justificado. 100 a 200 palavras. Deve-se obedecer a mesma formatação para o segundo resumo em outra língua.

Autor(es): Duas linhas abaixo do título, alinhado à direita e seguido de * (forma de nota) que remete às informações do(s) autor(es): filiação, endereço de e-mail e identificador ORCID.

Palavras-chave: De 3 a 5, uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula.

Título e subtítulo; Tópicos: Título deve ser centralizado, Times New Roman 14 em caixa alta e na língua em que foram escritos. Subtítulos devem ser separados do título por dois pontos. Ambos devem ser descritivos. Tópicos (incluindo a introdução) devem estar numerados arabicamente a partir da introdução e em negrito. Os subtópicos (intertítulos secundários) devem estar numerados e em negrito. Tópicos devem estar separados por uma linha do corpo do texto, antes e depois. Tópicos secundários a subtópicos devem estar numerados (ex. 3.2.1), também em negrito. No final, o tópico de conclusão também deve estar numerado e deve ser chamado “Considerações Finais” ou “Conclusões”, respeitando-se as considerações acima acerca da formatação.

Siglas e ênfases: Siglas devem ser escritas por extenso no primeiro uso; ênfases exclusivamente em negrito para o português e em itálico para línguas estrangeiras.

Citações e Referências: Devem seguir as normas ABNT (NBR 10520; NBR 6023)

Ilustrações e Tabelas: Contam como parte do corpo do texto. Devem estar numerados em sequência e somente devem estar presentes se forem referenciadas no texto, indicando sua relevância no trabalho.

Anexos: Até três, nomeados como ANEXO A, B e C - cada anexo pode ter um máximo de uma página; respeitando os direitos autorais. Não contam no limite de páginas.

Notas de Rodapé: Apresentadas no pé da página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, espaçamento simples (1,0) e justificado. Não devem fazer referências bibliográficas.

Ordem dos itens: TÍTULO, AUTOR(es), NOTA DE AUTORIA (a ser inserida na versão final apenas), RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT, KEYWORDS, RESUMO EM OUTRA LÍNGUA, PALAVRAS-CHAVE EM OUTRA LÍNGUA, INTRODUÇÃO, TÓPICOS DO CORPO DO TEXTO, CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

 

2. Requisitos de submissão

Somente são aceitos trabalhos através de submissões online.

Formatação: O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. A não observância das normas para publicação pelos autores pode resultar na recusa do artigo sem avaliação do trabalho, podendo o autor reapresentá-lo após a sua adequação.
A responsabilidade pela revisão inicial, referenciamento e formatação do texto original de acordo com estas normas é de inteira responsabilidade dos autores. A inobservância das regras de português que redundem na inelegibilidade do conteúdo do trabalho consiste num dos critérios de recusa para publicação.

Sigilo: informações de autoria apagadas no ato de submissão para preservar o sigilo envolvido no ato de avaliação duplo-cego.

Originalidade: A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

Cadastro no sistema: Todos os metadados dos autores estão preenchidos corretamente. (Ressaltamos que o endereço para correspondência de todos os autores é necessário para que os mesmos recebam seus exemplares)

 

3. REFERÊNCIA PARA SIGILO: ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO POR PARES CEGA

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Políticas Educacionais e direitos em tempos de pandemia

A revista Cadernos de Estudos Sociais e o Grupo de Trabalho Políticas Educacionais e o Direito à Educação do
CLACSO convidam docentes, pesquisadoras/es e estudantes brasileiras/os e estrangeiras/os a enviarem artigos para o dossiê temático “Políticas Educacionais e Direito à Educação: realidades globalizadas em
tempos de pandemia”. O dossiê será publicado no segundo volume de 2021 dessa revista. Os artigos contribuirão para a construção de um panorama atual das políticas educacionais, no contexto da maior crise humanitária e sanitária da nossa era, com repercussões em todas as dimensões da vida humana.
Os artigos enviados para esse dossiê devem seguir as normas da revista e seguir o processo de avaliação ordinária da revista. Informações sobre as normas e os procedimentos de submissão e avaliação encontram-se no site: http://periodicos.fundaj.gov.br/CAD

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Artigos apresentados em congressos e eventos científicos podem ser submetidos, desde que informado em nota de rodapé.