Lançamento do novo volume 35, n.2 de 2020 - Dossiê Áreas Protegidas e Inclusão Social

12/31/2020

Em ano adverso de pandemia entregamos esse dossiê temático sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, em mais um número de nossa revista Cadernos de Estudos Sociais. Sem dúvida, trata-se de assunto de extrema relevância diante de um marco histórico tão importante e que demanda revisão no modo de vida que se impõe nas sociedades humanas. A pandemia tem explicitado os riscos advindos da forma pela qual nos relacionamos com a natureza não humana: desmatamento acentuado e destruição de ecossistemas para conversão em monocultura e pastos; confinamento e venda de animais silvestres; e modos de criação intensiva de animais para consumo humano, sem falar nos gases de feito estufa e as alterações nos padrões climáticos e na geração de resíduos, principalmente plásticos.

A proposta desse dossiê surge no processo de organização do IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (IX Sapis) e do IV Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (IV Elapis), organizados pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contando com importantes apoios e parcerias. Os eventos ocorreram no Recife-PE, no período de 11 a 14 de dezembro de 2019, e tiveram como tema central “Áreas Protegidas e Inclusão Social em Cenários de Mudanças”. São eventos acadêmicos relevantes que tratam da temática da proteção ambiental e da inclusão social no Brasil e na América Latina, abordando assuntos atuais e complexos, com abordagem interdisciplinar a partir de olhares de diferentes segmentos da sociedade.

A CES é uma publicação aberta a escritos das ciências humanas e sociais, buscando responder multidisciplinarmente aos questionamentos atuais, com qualidade e conteúdo, assim como a pesquisa realizada em nossa instituição. Esta edição é composta por oito artigos. Todos os autores participaram do IX Sapis/IV Elapis, seja como palestrante, como Alejandro Espinoza-Tenorio, autor convidado que trouxe a experiência do Golfo do México e acidentes marítimos de derramamento de petróleo; ou com trabalhos apresentados, posteriormente submetidos à CES. São mais sete trabalhos de autores do Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Rondônia, Amazonas, Pará e Finlândia.