ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS CULTURAS INFANTIS: CONTRIBUTO PARA A COMPREENSÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NUM JARDIM DE INFÂNCIA

Autores/as

Palabras clave:

Crianças. Educação de Infância. Práticas pedagógicas. Culturas infantis. Participação Infantil.

Resumen

Pautado nos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância (SI) e dos Estudos da Cidadania e Direitos das Crianças procura-se compreender de que modos se processa a participação das crianças na organização, gestão e dinamização do trabalho pedagógico a cargo da educadora num Jardim de Infância (JI) público localizado na área metropolitana do Porto, Portugal. Neste sentido, através de um estudo de caso de cariz etnográfico com um grupo de 22 crianças entre 3-5 anos e sua educadora analisam-se: i) as conceções de criança, educação e participação infantil em presença nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE 1997; 2016) e ii) as participações das crianças em rotinas colectivas sob orientação da educadora e a sua integração, ou não, nas práticas pedagógicas. A reflexão crítica das participações infantis, nos aspetos que as obstaculizaram ou nos indicativos que as tornaram influentes visa contribuir para a co-construção de quotidianos mais democráticos e, portanto, mais respeitadores dos direitos de participação das crianças.

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Biografía del autor/a

Renata Veiga, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Supervisora escolar na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

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Publicado

2018-04-06

Cómo citar

Veiga, R., & Ferreira, M. (2018). ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS CULTURAS INFANTIS: CONTRIBUTO PARA A COMPREENSÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NUM JARDIM DE INFÂNCIA. Cadernos De Estudos Sociais, 32(2), 1–29. Recuperado a partir de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1695

Número

Sección

Artigos - Dossiê Temático - Infância, Educação e Sociedade