A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema

Autores/as

  • Fernando Gomes de Paiva Júnior
  • José Roberto Ferreira Guerra
  • Simone Lira de Almeida

Resumen

RESUMO O objetivo do estudo reside em compreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedor cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológico pautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e dos circuitos da cultura oriundos da tradição dos Estudos Culturais, tendo a produção de cinema em Pernambuco como lócus para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural. Foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores de cinema e a análise dos dados foi efetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes foram agregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicos e destaca que o empreendedor cultural está relacionado com a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meio da articulação em rede. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor cultural. Cinema. Estudos Culturais. Produção cultural. Empreendedorismo. ABSTRACT THE PUBLIC DIMENSION OF THE CULTURAL ENTREPRENEUR IN THE FILM PRODUCTION The aim of this study lies in understanding how to characterize the public dimension that demarcates the action of the cultural entrepreneur in the audiovisual field. A protocol was developed guided by the theoretical and methodological concepts of entrepreneurship and the circuits of culture from the tradition of Cultural Studies, and the film production in Pernambuco as a locus for understanding the entrepreneurial dynamic of cultural production. Open interviews were conducted with two film producers and data analysis was performed with the support of discourse analysis. The emerging discursive categories were aggregated around the public dimension presented in the protocol developed. The results point to the demand for more organic organizational structures and highlights the cultural entrepreneur is related to the improvement of conditions of production and absorption of resources by networking. KEYWORDS: Cultural Entrepreneur. Movie. Cultural Studies. Cultural Production. Entrepreneurship.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-03-13

Cómo citar

Paiva Júnior, F. G. de, Guerra, J. R. F., & Almeida, S. L. de. (2013). A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema. Cadernos De Estudos Sociais, 27(1). Recuperado a partir de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1480

Número

Sección

Artigos - número 2