Questões epistêmicas na produção do conhecimento: implicações para os estudos de gênero e gerações

Autores/as

  • Maria da Conceição Barreto

Resumen

RESUMO Este artigo desenvolve uma breve revisão sobre epistemologia, baseado em contribuições da filosofia,história e sociologia da ciência, cotejando essas posturas com a crítica feminista à ciência. Focaliza os aspectos da neutralidade e da objetividade científica, discutindo as implicações das perspectivas positivistas e androcêntricas e propondo a visão crítica da perspectiva feminista como alternativa para aplicação aos estudos de gênero e gerações. A reflexão conduz aos argumentos de que diversos fatores revelam a natureza política da produção do conhecimento e que o sujeito está imerso no objeto de estudo desde a sua concepção. Finalmente, o artigo aponta para a singularidade do processo de pesquisa, admitindo a instabilidade dos lastros epistemológicos vigentes, bem como a complexidade do ato de pesquisar em ciências sociais. Palavras-chave: Epistemologia feminista; neutralidade; objetividade; gênero; gerações. ABSTRACT This paper develops a brief review of epistemology, based on the contributions of philosophy, history and sociology of science, comparing these postures with the feminist critique of science. It focuses on the aspects of neutrality and scientific objectivity, discussing the implications from the positivist and androcentric perspectives, while proposing a critical view point from the feminist perspective as an alternative to its application in the studies of gender and generations. This consideration leads to the arguments that several factors reveal the political nature of the production of knowledge and that the subject has been immerse in the object of study since its conception. Finally, the paper points out tlpo the uniqueness of the process of research, admitting the instability of the epistemological support in force, as well as the complexity of doing research in social sciences. Key words: Feminist epistemology; neutrality; objectivity; gender; generations.

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Publicado

2012-03-29

Cómo citar

Barreto, M. da C. (2012). Questões epistêmicas na produção do conhecimento: implicações para os estudos de gênero e gerações. Cadernos De Estudos Sociais, 26(2). Recuperado a partir de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1454

Número

Sección

Artigos - número 2