Protagonismo social e alternativas para o turismo

Autores/as

  • Cleide Galiza de Oliveira
  • Rejane Medeiros

Resumen

O que é bom para o turista é bom para a população local? Essa indagação foi o ponto de partida para uma pesquisa, realizada pelas autoras, que remete às estratégias utilizadas pelo poder público na elaboração de projetos direcionados ao turismo e à participação dos principais envolvidos no desenvolvimento dessa atividade: o visitante e o anfitrião. Esse artigo é fruto desse estudo, trazendo, como destaque, as transformações vivenciadas por um grupo de habitantes da região ligado à atividade pesqueira. Identificados com a cultura local que lhes imprimia um ritmo de vida e valores calcados na cultura de uma comunidade praiana, os pescadores foram, aos poucos, sendo envolvidos nas novas atividades turísticas. A princípio, sem consciência clara sobre as mudanças, eles criaram a atividade de jangadeiros, como forma de inclusão na nova atividade econômica — o turismo. Organizaram-se, enquanto uma categoria de trabalhadores e começaram a intervir na sociedade através de uma entidade, assumindo um protagonismo no processo de transformação do município. O artigo apresenta, ainda, o contraste entre a realidade vivida pelos moradores do "paraíso perdido" - a praia escondida pelo coqueiral e pelo canavial das usinas de açúcar - antes e após a intensificação do turismo. Uma realidade que vem se repetindo em regiões litorâneas brasileiras. Palavras- chave; turismo, protagonismo social, cultura, trabalhadores. What is good for tourists is also good for the local population? This interrogation was the starting point for the authors to conduct a research focusing on strategies applied by the public power in designing projects oriented towards tourism and also to the participation of the main actors involved is this activity: the visitor and the host. This paper results from that research and changes experienced by a group of people, living in that region, dedicated to fishing activities. Due to their identification with the local culture which inculcated them the rhythm of their lives and also the values based in the culture of a seashore community, the fishermen were, little by little, being involved in tourist activities. In principle, deprived from a clear of the changes, they started the activity of "jangadeiros" (raft conductors) as a kind of insertion in the new economic activity — tourism. Then, they organized themselves as a working category and began to intervene in the society through an entity by which they got a protagonist place in the process of transformation of the municipality. The paper shows also the contrast between the reality faced by the dwellers of “the lost paradise” —a beach hidden by the coconut trees and the sugarcane plantation — prior to and after the intensification of tourism, a reality that is being reproduced in Brazil's coastal regions. Key-words: tourism; social protagonism; culture; workers.

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Publicado

2011-06-13

Cómo citar

Oliveira, C. G. de, & Medeiros, R. (2011). Protagonismo social e alternativas para o turismo. Cadernos De Estudos Sociais, 21(1-2). Recuperado a partir de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1355

Número

Sección

Artigos - número 2