EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS ESCOLAS DO CAMPO

O que os(as) gestores(as) têm a ver com isso?

Authors

  • Aline Nascimento Centro Universitário FACOL (UNIFACOL)
  • Isaías da Silva Centro Universitário FACOL (UNIFACOL)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2476

Abstract

Este artigo, originado de um projeto de iniciação científica desenvolvido no Centro Universitário Facol (Unifacol) intitulado “Educação antirracista e gestão escolar democrática: um olhar outro para os discursos e as práticas dos(as) gestores(as) de escolas do campo”, analisa a importância da gestão escolar democrática na promoção de práticas antirracistas em escolas do campo, considerando seus desafios e possibilidades. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e gestoras escolares de um município em Pernambuco. Os resultados apontam que, embora eles reconheçam a relevância da gestão antirracista, muitos ainda enfrentam dificuldades em integrar efetivamente esses conceitos no cotidiano escolar. Identificamos que, apesar dos desafios, os gestores das escolas do campo buscam implementar essas práticas, fortalecer a identidade camponesa e garantir o acesso e permanência na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Nascimento, Centro Universitário FACOL (UNIFACOL)

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro acadêmico de Vitória (UFPE/CAV). Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário FACOL  (UNIFACOL).

Isaías da Silva, Centro Universitário FACOL (UNIFACOL)

Doutor em Educação Contemporânea, PPGEduC-UFPE/CAA (2024).

Published

2025-09-15

How to Cite

Nascimento, A., & da Silva, I. (2025). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS ESCOLAS DO CAMPO: O que os(as) gestores(as) têm a ver com isso?. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2476

Issue

Section

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional