Cangaço e documentário: histórias, influências e vertentes
Abstract
RESUMO O cangaço foi retratado no cinema brasileiro em épocas distintas e de diversas formas, havendo cerca de cinquenta filmes sobre o tema, constituindo um gênero tipicamente brasileiro. Desde a década de 1920 que esta temática fascina cineastas e espectadores. Imagens históricas sobre Lampião e seu bando foram captadas por Benjamin Abrahão em 1936. Este documentário histórico (Lampião, o Rei do Cangaço) se tornou referência tanto para o gênero quanto para o estudo do cangaço. O documentário brasileiro se utilizou dessas imagens para enfocar o movimento histórico através do cinema verdade (Memória do Cangaço) e do docudrama (O Último Dia de Lampião e A Mulher no Cangaço). Esses filmes têm um significado histórico inestimável, porque procuram apresentar uma visão mais próxima da realidade. A intenção, contudo, não é mostrar o lado definitivo da história, mas oferecer versões dessa história. Palavras-chave: Cangaço; história; documentário; análise cinematográfica. ABSTRACT The Cangaço has been portrayed in Brazilian cinema in various periods and diverse forms. There are around 50 films on the subject that constitute a typical Brazilian genre. The theme has fascinated filmmakers and audiences since the 1920s. Historical images about Lampião and the Cangaceiros were registered in 1936 by Benjamin Abrahão. This historical documentary (Lampião, o Rei do Cangaço) became not only a reference to the genre but also have been used for studying the historical movement. The Brazilian Documentary used these images to focus on the historic movement through the Direct Cinema (Memória do Cangaço, 1964) and the Docudrama (O Último Dia de Lampião, 1975; and A Mulher no Cangaço, 1976). These documentaries have an outstanding historical value, because they try to present a closer vision of the Cangaço as real history. The intention is not to reach the definitive side of history, but to offer other versions of the same history. Key words: Cangaço; history; documentary; cinematographic analisys.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-03-29
How to Cite
Dídimo, M. (2012). Cangaço e documentário: histórias, influências e vertentes. Cadernos De Estudos Sociais, 26(2). Retrieved from https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1456
Issue
Section
Artigos - número 2
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.