Como livros de 1° à 4" série do ensino fundamental têm tratado o uso da calculadora em sala de aula?
Abstract
Diversos estudos (Nunes e Bryant, 1987, entre outros) têm defendido a calculadora como um recurso didático que pode auxiliar no desenvolvimento do conhecimento matemático, superando uma visão de que a mesma inibe o raciocínio das crianças. O presente estudo objetivou examinar como o livro didático das séries iniciais tem abordado o uso da calculadora. Doze coleções, recomendadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2004, foram analisadas, enfocando como a calculadora é introduzida e a natureza das atividades propostas. As atividades sugeridas envolvem exploração conceitual, verificação de resultados, realização de cálculos e exploração do teclado. A diversidade de atividades, entretanto, não está presente em todos os volumes, nem envolvem uma variedade de campos conceituais. Observa-se, de modo geral, que nos livros didáticos das séries iniciais ainda não há um aproveitamento da calculadora em todo seu potencial como recurso no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Palavras-chave: calculador; livro didático; ensino fundamental. Many studies (Nunes and Bryant, 1987, amongst others) have argued that the calculator can be used to help children develop their mathematical knowledge, and should not be viewed as restraining their reasoning. The present study aimed to examine how elementary school mathematics textbooks have proposed the use of the calculator in the classroom. Twelve collections recommended by the PNLD 2004 (a Brazilian governmental programme that analyzed textbooks in 2004), were analyzed, focusing on how the calculator is introduced and the nature of the activities proposed. These activities involved conceptual exploration, result verification, calculation and keyboard exploration. The diversity of activities, however, is not present in all volumes, nor a variety of conceptual fields are involved. It was observed that elementary school textbooks have not yet proposed the use of calculators in all its potential as a useful teaching and learning resource in Mathematics. Key words: calculator; textbook; elementary schooling.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-14
How to Cite
Selva, A., & Borba, R. (2011). Como livros de 1° à 4" série do ensino fundamental têm tratado o uso da calculadora em sala de aula?. Cadernos De Estudos Sociais, 24(1). Retrieved from https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1399
Issue
Section
Artigos - número 2
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.