Economia Política da Comunicação: origens, reflexões e tendências

Autores

  • Samária Araújo de Andrade Universidad Católica de Brasilia e Universidad Paulista

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação, EPC, Economia Política, Meios de comunicação

Resumo

Resumo: O presente artigo reflete sobre o potencial explicativo que a Economia Política da Comunicação (EPC) apresenta para os fenômenos de comunicação contemporâneos, quando os meios de comunicação ganham dimensão central,      produzindo conteúdos sujeitos a diferentes forças e quase sempre desregulamentados. Para isso investiga a matriz teórica da EPC expondo pontos fundamentais como a definição de Economia Política, a passagem de “Economia Política” a “Economia”, a abordagem de algumas de suas escolas e a distinção geográfica proposta pela EPC, os fenômenos que justificam a aproximação de Economia Política e Comunicação e a variedade de temas que a EPC tem estudado.

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Biografia do Autor

Samária Araújo de Andrade, Universidad Católica de Brasilia e Universidad Paulista

Doctorando en Educación por la Universidad Católica de Brasilia. Afiliación institucional: profesor adjunto de la Universidad Paulista, Brasilia, Brasil.

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Publicado

07/11/2014

Como Citar

Andrade, S. A. de. (2014). Economia Política da Comunicação: origens, reflexões e tendências. Cadernos De Estudos Sociais, 28(1/2), 92–113. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/42

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)