A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM MEIO DIGITAL
Uma proposta de atividade a partir das interações em um grupo de Whatsapp para a reescrita de Fics
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2490Resumo
Os avanços das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vêm proporcionando mudanças na produção de textos, sobretudo, entre jovens do Ensino Médio. O estudo das interações/sugestões realizadas por amigas em um grupo de WhatsApp para a reescrita de fanfictions (fics) representa um estímulo à produção ficcional de textos em ambiente digital. O objetivo geral deste estudo é apresentar estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da reescrita textual com as fics. Nossa pesquisa é qualitativa, com cinco jovens do Ensino Médio, com idades entre 17 e 19 anos, de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Trata-se de uma investigação científica de cunho longitudinal, pautada em pressupostos teóricos relacionados às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, à Teoria dos Multiletramentos e do Letramento Digital. Acreditamos que, por meio desta pesquisa, as produtoras de fics são motivadas a produzir para interlocutores em condições de produção reais em ambientes digitais, extrapolando assim o limite imposto pelas prescrições da aula de língua portuguesa.
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