JORNAL EGBL NEWS
Uma oportunidade de escrita para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2479Resumo
O presente artigo aborda as práticas de escrita no ensino de língua portuguesa, realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio Governador Barbosa Lima. O subprojeto da residência intitulado “Leitura, compreensão e produção textual: multiletramento e a multimodalidade nas novas práticas discursivas” teve como objeto de estudo gêneros textuais no campo jornalístico-midiático, com a criação do jornal escolar EGBL News. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográficas, analisando habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo destaca a importância do ensino de língua portuguesa contextualizado nos usos cotidiano e social. Dentre as conclusões, destaca-se que a atividade de produção textual realizada com objetivos bem definidos e de forma adequada logra êxito, promovendo o aperfeiçoamento na escrita e reflexão dos alunos quanto à língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.