JORNAL EGBL NEWS

Uma oportunidade de escrita para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa

Autores

  • Ana Carolina Floro de Sales Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE) https://orcid.org/0009-0001-7698-5876
  • Nelma Menezes Soares de Azevêdo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2479

Resumo

O presente artigo aborda as práticas de escrita no ensino de língua portuguesa, realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio Governador Barbosa Lima. O subprojeto da residência intitulado “Leitura, compreensão e produção textual: multiletramento e a multimodalidade nas novas práticas discursivas” teve como objeto de estudo gêneros textuais no campo jornalístico-midiático, com a criação do jornal escolar EGBL News. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográficas, analisando habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo destaca a importância do ensino de língua portuguesa contextualizado nos usos cotidiano e social. Dentre as conclusões, destaca-se que a atividade de produção textual realizada com objetivos bem definidos e de forma adequada logra êxito, promovendo o aperfeiçoamento na escrita e reflexão dos alunos quanto à língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Floro de Sales, Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE)

Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade CERS (2020). Graduada em Licenciatura plena em português/inglês pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE). Graduada em Direito pela Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM).

Nelma Menezes Soares de Azevêdo, Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE)

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Professora de Língua Portuguesa, no curso de Letras, do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE).

Downloads

Publicado

09/15/2025

Como Citar

Floro de Sales, A. C., & Soares de Azevêdo, N. M. (2025). JORNAL EGBL NEWS : Uma oportunidade de escrita para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2479

Edição

Seção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional