UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO SENIANA DA POBREZA MULTIDIMENSIONAL NA CIDADE DO RECIFE
O MÉTODO ALKIRE-FOSTER COMO OPERACIONALIZAÇÃO DAS CAPACITAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.33148/CESV38n2(2023)2153Resumo
Este trabalho apresenta um breve histórico acerca da pobreza, enfatizando o debate entre o seu caráter uni e multidimensional, com destaque à abordagem seniana, que trata o tema não como a privação de um determinado nível de renda, mas como a privação de capacitações, ou seja, da liberdade de ser e agir conforme se considere digno. Neste sentido, foram analisadas as questões socioeconômicas no Recife, onde foi possível observar uma desigualdade de renda extremamente elevada contrastando com um Índice de Desenvolvimento Humano médio-alto. Isso é explicado pela distância social existente entre algumas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs), que estão bem próximas a de países de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto, como a Noruega, e outras que estão mais próximas dos países de IDH mais baixo, como os mais pobres da África subsaariana. Dito isto, este trabalho teve como questão fundamental apresentar o método Alkire-Foster para medir a pobreza multidimensional no Recife. Essa proposta de operacionalização da abordagem das capacitações visa compreender as privações que a população recifense sofre e que não são captadas pela análise estritamente monetária. Para tanto, incorporam-se variáveis como educação, saúde, condições de habitação, etc, dando atenção à heterogeneidade existente entre os seres humanos.
PALAVRAS-CHAVE: Pobreza multidimensional. Abordagem seniana. Recife.Método Alkire-Foster.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.