O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - BREVE HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO

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Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve histórico da educação superior brasileira e sua caracterização. A história das Instituições de Ensino Superior – IES teve início sob a autoridade da Igreja Católica sendo consideradas instituições elitizadas. Aos poucos ganharam o status de Instituições profissionalizantes e de pesquisa, disseminando ideias e adequando-se aos processos de desenvolvimento econômico e social. As universidades públicas no Brasil foram criadas a partir dos anos 1930, com a junção de escolas superiores de formação profissional e com a transformação das escolas confessionais existentes, expandindo-se em todos os grandes centros. A partir dos anos 1970, observa-se o aumento na quantidade de universidades estaduais, assim como de IES privadas e o ensino superior particular ganha força. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9394/96, possibilitou a existência de IES com finalidades lucrativas e surgem, no Brasil, grupos educacionais de capital aberto. Entretanto, o Brasil apresenta, ainda, baixos índices de escolarização no Ensino Superior. Para mensurar a qualidade dos Cursos de Graduação no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC) conceberam o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado uma vez por ano, logo após a publicação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O IGC é obtido por meio da média dos conceitos dos Cursos de Graduação da Instituição e pela média ponderada a partir do número de matrículas de cada IES. O Ensino Superior no Brasil pode ser público ou privado, e, atualmente é oferecido por Universidades, Centros Universitários, Faculdades, Institutos Superiores e Centros de Educação Tecnológica. Em tais Instituições podem ser oferecidos três tipos de Graduação: Bacharelado, Licenciatura e Formação Tecnológica; além dos Cursos de Pós-graduação, divididos em Lato sensu - Especializações e Master of Business Administrations - MBAs; e, Stricto sensu - Mestrados e Doutorados. Além da modalidade presencial é oferecido também o Ensino a Distância (EAD), tanto para a graduação quanto para a pós-graduação, com o uso de tecnologias de comunicação diversificadas. A abertura do Ensino Superior privado a partir de LDBEN propiciou a expansão no número de Instituições e de alunos ingressantes, configurando grande influência da sociedade capitalista globalizada sobre a educação superior brasileira, dando origem ao fenômeno de mercantilização. A mercantilização do Ensino Superior no Brasil é constatada por meio do crescimento das IES com finalidades lucrativas e da adoção de estratégias de mercado, rumo à financeirização, oligopolização e internacionalização. Assim, em virtude da concorrência acirrada, as organizações educacionais passaram a adotar novas estratégias na busca por alunos, dentre elas, a diversificação de Cursos, a profissionalização da gestão, as fusões e as aquisições, e, a abertura de capital na Bolsa de Valores. Tal mercantilização é questionada por alguns autores que enxergam incompatibilidade entre os objetivos do mercado lucrativo e os princípios educacionais.

Palavras-Chave: Ensino Superior; História da Educação Superior; Instituições de Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Válter Gomes, Centro Universitário do Planalto de Araxá

Graduado em Ciências Econômicas (1985) e Administração de Empresas (1986), pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Pós graduado em Gestão Empresarial (1993) pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Mestre em Contabilidade e Finanças (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Doutorando em Gestão pela Universidade de Trás-os-montes e Alto D’ouro, Vila Real, Portugal. É Professor e Reitor do Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ. Pesquisador nas áreas de estratégia, gestão, liderança, ensino superior, responsabilidade social e empreendedorismo. Exerceu as funções de Coordenador de Curso, Diretor de Faculdade e Pró-reitor de Planejamento, Administração e Finanças no UNIARAXÁ. Tem experiência profissional nas áreas de vendas, financeira, orçamento e custo, de empresa de grande porte.

Maria de Lourdes Machado-Taylor, Centro de Investigação em Políticas de Ensino Superior (CIPES) e Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Licenciatura em Economia pela Universidade do Porto (Portugal), Pós-Graduação em Administração e doutoramento em Ciências Empresariais, ambos pela Universidade do Minho (Portugal). É Investigadora Senior Associada do Centro de Investigação em Políticas de Ensino Superior (CIPES) e colaboradora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Portugal. As suas áreas de pesquisa incluem Gestão, Liderança, Estratégias, Políticas de Educação Superior e Estudos de Gênero. Coordenou e contribuiu para projectos de investigação multidisciplinares e multi-institucionais financiados nomeadamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação Gulbenkian (Portugal), Capes (Brasil) e Comissão Europeia. Recebeu bolsas de pesquisa da Fundação Gulbenkian e Fulbright (EUA). É autora e co-autora de dez livros, editou três livros, autora de 32 capítulos de livros e 56 artigos de revistas com revisão de pares, publicados em periódicos europeus, asiáticos e americanos.

Ernani Viana Saraiva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1987), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1988). Tem pós graduação em Recursos Humanos, pelo ICMG e extensão em Sistemas de Informação realizada em 1986 no XICTMD-EUA. Fez o curso de Mestrado em Educação pela Universidad Pedagogica Enrique Jose Varona(tese defendida só no Brasil) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). É Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais tendo defendido a tese em 2009. Atualmente é profesor adjunto DE da Universidade Federal Fluminense, professor convidado da Universidade Federal de Minas Gerais para pós graduação latu sensu, da Faculdade Novos Horizontes no programa de Mestrado Acadêmico em Administração, do Centro Universitário de Ciências Gerenciais na pós graduação, d CEAP em Macapá, também na pós graduação e da Fundação Dom Cabral no MBA empresarial. Exerceu a função de coordenador de cursos na Faculdade Novos Horizontes por 4 anos. Tem experiência profissional na área de Serviços e de Tecnologia de informação. Tem experiência docente em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de sistemas de informação, gestão de serviços, estratégia, capacitação didático-pedagógica, comércio eletrônico e empreendedorismo. Desenvolveu metodologia de análise de dados, se especializando em CAQDAS (Computer Assisted Qualitative Data Analysis System). Atualmente é Consultor da QSR International e especialista no software Nvivo. Foi coordenador do programa de implantação de sistemas municipais de cultura no Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura nos anos de 2015 e 2016. Desenvolveu a metodologia utilizada no processo Coordenou a implantação do projeto da SECRJ de Dinamização de Sistemas Municipais de Cultura do Rio de Janeiro, no período de julho a Dezembro de 2015. Atuou na implantação de Sistemas de Cultura nos municipios de Rio das Ostras, São José de Ubá, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoan e Iguaba Grande no ano de 2016. Desenvolveu a metodologia de dinamização de planos municipais de cultura para a SECRJ no ano de 2015.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Gomes, V., Machado-Taylor, M. de L., & Saraiva, E. V. (2018). O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - BREVE HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO. Ciência & Trópico, 42(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1647

Edição

Seção

ARTIGOS