Análise do Design Instrucional do Curso “Formação docente na Educação de Jovens e Adultos”

Júlio Resende Costa

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar e apresentar os resultados do design instrucional de um curso projetado para ser desenvolvido na modalidade Educação a Distância virtual, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc. A metodologia utilizada para a construção do trabalho consistiu no estudo das teorias que sustentam a implantação de um curso web e sua aplicação em um projeto, contemplando as fases de elaboração, implantação, gerenciamento e avaliação. Deve-se selecionar um AVA que fomente as interações entre os envolvidos no curso e aproveite as possibilidades da WEB 2.0. A sensação de solidão no ambiente virtual estimula a deserção e leva inúmeros alunos a abandonar um curso online. É importante considerar os estilos de aprendizagem de Felder e elaborar atividades que promovam a interação, aplicando-as mediante ferramentas e mídias adequadas a cada situação. As atividades devem ser construídas com base no construtivismo de Piaget e no sociointeracionismo de Vygotsky, aliadas a correntes pedagógicas pragmáticas. Os conhecimentos pedagógicos e tecnológicos do designer instrucional, os recursos de design (Mapa de Atividades, Matriz de DI e Storyboard), as ferramentas do AVA e os recursos midiáticos adequados a cada objetivo de aprendizagem são imprescindíveis para o sucesso de um projeto educativo virtual focado na aprendizagem do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Design Instrucional. Mapa de Atividades. Matriz de DI. Storyboard.


ANALYSIS OF INSTRUCTIONAL DESIGN OF THE COURSE “TEACHER TRAINING IN EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS”

ABSTRACT

This work aims to analyze and present the results of the instructional design of a course designed to be developed in the virtual distance education mode using the Virtual Learning Environment TelEduc. The methodology used for the construction of the work was the study of the theories that support the deployment of a web course and its application in a project, based in the stages of preparation, implementation, management and evaluation. Believe in the importance of select a Virtual Learning Environment that fosters interactions between those involved in the course and enjoy the possibilities of WEB 2.0. The feeling of loneliness in the virtual environment encourages desertion and leads many students to abandon an online course. It is important to consider the Felder’s learning styles and develop activities that promote interaction, by applying the tools and media appropriate to each situation. The activities should be built on the Piaget’s constructivism and Vygotsky’s social interactionism, coupled with pragmatic pedagogical trends. The pedagogical and technological knowledge of instructional designer, the design features (Map of Activities, Matrix of Instructional Design and Storyboard), the tools of the Virtual Learning Environment and media resources appropriate to each learning objective are essential to the success of an educational project focused virtual in student learning.

KEYWORDS: Virtual Learning Environment. Instructional Design. Map of Activities. Matrix of Instructional Design. Storyboard.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários
 |  Incluir comentário

Direitos autorais 2014 Ciência & Trópico



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia