Educação do campo e a formação de professores: construção de uma política educacional para o campo brasileiro

Maria Fernanda dos Santos Alencar

Resumo


RESUMO
O paradigma da educação do campo, fortalecido pelos princípios pedagógicos da educação do campo, procura redirecionar as práticas educativas e pedagógicas na área rural, buscando afirmar que a educação para a área rural deve se identificar com a luta do camponês pelo direito à educação que seja no e do campo, vinculada a sua cultura e as suas necessidades humanas e sociais. Para essa finalidade, coloca, como um dos principais redirecionamentos, a formação do professor(a). A pesquisa guiada pela pergunta: Que formação de professor(a) é necessária ao paradigma da educação do campo? apoiou-se, para a discussão sobre Educação do Campo, em Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica Molina, Bernardo Mançano Fernandes, Paulo Ricardo Cerioli e Maria Antonia de Souza. Para a formação dos professores, acolheu, como contribuição principal, Maurice Tardif (2006), o qual expressa a necessidade de os cursos de formação de professores promoverem um equilíbrio entre os conhecimentos produzidos pelas universidades e os saberes produzidos pelos professores em suas práticas cotidianas, no sentido de superar o domínio das disciplinas e da falta de diálogo entre os conhecimentos científicos, técnicos e do cotidiano.

PALAVRAS-CHAVE: Educação do campo. Educação rural. Formação de professores.


FIELD EDUCATION AND TEACHER TRAINING: BUILDING AN EDUCATIONAL POLICY FOR THE BRAZILIAN COUNTRYSIDE

ABSTRACT

The paradigm of field education, strengthened by the educational principles of the rural education, aims to redirect the educational and pedagogical practices in rural areas, seeking to affirm that education for rural areas must be identified with the struggle of the peasants for the right to education, in and from the rural area, tied to their culture and their human and societal needs. For this purpose, poses as a major redirection the teacher training. The research was guided by the question: What teacher training is necessary for the paradigm of field education?; and the discussion about Field Education was supported in Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica Molina, Bernardo Mançano Fernandes, Paulo Ricardo Cerioli and Maria Antonia de Souza. For the training of teachers, as a major contribution, welcomed Maurice Tardif (2006), which expresses the need for training courses for teachers to promote a balance between the knowledge produced by universities and the knowledge produced by teachers in their daily practices, in order to overcome the field of disciplines and the lack of dialogue between the scientific, technical and everyday life.

KEYWORDS: Field Education. Rural Education. Teacher Training.

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