O "Círculo Deus e Verdade": um movimento panteísta entre populações de origem africana no Recife (1929/1968)

Marion Aubrée

Resumo


RESUMO
Este artigo, inscrito numa investigação maior, cujo objetivo é compreender a eventual especificidade do homo religiosus brasileiro, analisa um movimento autodesignado como panteísta e que se manteve, durante quase quarenta anos (1929/1968), entre populações relativamente pobres da cidade do Recife. Em primeiro lugar, apresenta-se a dinâmica sócio-religiosa que permitiu a aparição de tal movimento para, em seguida, explorar as diversas correntes de idéias que contribuíram na formulação da nova doutrina. Logo, analisam-se os documentos, os quais permitiram reconstruir a doutrina e as práticas dos adeptos do Círculo. Finalmente, a autora revisita as noções de "bricolagem", sincretismo e mestiçagem para determinar
em que medida podem dar conta dessa criação singular que respondia a uma busca de signos diacríticos capazes, de um lado, de fundamentar uma identidade diferenciada e, pelo outro lado, de legitimar umas pessoas que aspiravam, porém, à integração na dinâmica de construção nacional da época.
PALAVRAS-CHAVE: Homo religious. Panteísta. Recife. Brasil.


ABSTRACT
v.32, n. 2, p. 275-302, jul./dez., 2008.
In the framework of a wider project aiming at realizing the specificity of the Brazilian homo religiosus, this articte presents a movement, self-designaled as pantheistic, which spread out, in an original manner during nearly forty years (1929/68), between relatively poor populations of Recife (Norlh-Eastern Brazil). After a presentation af the socio-religious dynamies which permit this movement to arise, then an exploration of the various trends of ideas which contributed to the formulation of the new doctrine, the author analyzes the documents making possible a reconstitution of doctrine and practice of the Circle adepts. Afterwards, the notions of "bricolage", syncretism and "cross-breeding" are questioned to determine if they are able to account for this singular creation oriented towards the search of diacritic signs in order to ground a differentiate identity and to socially legitimate some people who, nevertheless, aspired to be integrated in the dynamics of the national construction of those days.
KEY-WORDS: Homo religiosus. Pantheistic. Recife. Brazil.


RÉSUMÉ
v.32, n. 2, p. 275-302, jul./dez., 2008.
Dans le cadre d'une recherche plus large qui vise à comprendre s'il existe une spécificité de l'homo religiosus brésilien, cet article présente un mouvement, autodésigné comme panthéiste, qui s'est développé de façon originale pendant presque quarante ans (1929/68) au sein de populations relativement pauvres de Recife (Nordest brésilien). Aprês une présentation de la dynamique socio-religieuse ayant permis le surgissement d'un tel mouvement, puis d'une exploration des divers courants
d'idées qui ont pu contribuer à la formulation dela nouvelle doctrine, l'auteur analyse les documents qui permettent de reconstituer la doctrine en soi et les pratiques des adeptes do Cercle. Après cela, elle interroge les notions de "bricolage", syncrétisme et métissage pour déterminer si elles sont susceptibles de rendre compte de cette création singulière qui répondait à la recherche de signes diacritiques capables de fender une identité différenciée en même temps que de légitimer socialement des personnes qui aspiraient, néanmoins, à l'intégration dans la dynamique de construction nationale de l'époque.
MOTS-CLÉS: Homo religiosus. Pantheist. Recife. Brésil.

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