Tradição, modernidade e mídia no Brasil

Heitor Costa Lima da Rocha

Resumo


RESUMO
Analisa, inicialmente, o pensamento social e político nacional com base nos conceitos de personalismo, de Sérgio Buarque de Holanda, e de patrimonialismo, de Raymundo Faoro. Em seguida, aborda as reinterpretações de Carlos Nelson Coutinho e Jessé de Souza sobre a formação da sociedade brasileira. Finalmente, discute, fundamentado na concepção de Gilberto Freyre sobre a singularidade da formação social brasileira, as relações da esfera pública com a tradição e a mídia nacionais.
Palavras-chaves: Tradição, modernidade, mídia.

ABSTRACT
Tradition, modernity and media in Brazil. v.31, n. 1, p. 35-60, jan/jun, 2003.
Firstly, analyses the national social and politic though based in the Sérgio Buarque de Holanda's concepts of personalism, and Raymundo Faoro's patrionalism. After that, approaches the Carlos Nelson Coutinho and Jesse de Sousa's reinterpretations. Finally, discusses, based in the Gilberto Freyre's conception about the social Brazilian formation, lhe relations between the public cycle and the national traditions and media.
Key words: Tradition, modernity, media.

RÉSUMÉ
Tradition, Modernité et médias au Brésil. v.31, n. 1, p. 35-60, jan/jun, 2003.
L'auteur analyse initialement la pensée sociale et politique nationale, fondée sur les concepts du personnalisme de Sérgio Buarque de Holanda et du patrimonialisme de Raymundo Faoro. Ensuite, il aborde les réinterprétations de Carlos Nelson Coutinho et Jessé de Souza sur la formation de la société brésilienne. Finalement il analyse les relations entre Ia sphère publique, la tradition et les médias nationales, en se fondant sur nationales, en se fondant sur la conception de Gilberto Freyre de la singularité de la formation sociale brésilienne.
Mots-clés:Tradition, mode.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
 |  Incluir comentário

Direitos autorais 2014 Ciência & Trópico



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia